04 janeiro 2012

Obrigada, SIC!

... por transmitir a minisérie Os Maias, que eu adoro, adoro. Já vi não sei quantas vezes e nunca me canso. Só é pena a série passar em um horário tão tarde [perto das 3h] mas nada que as gravações da box não consigam resolver.

Sou fascinada por séries e novelas de época e adoraria ter nascido algures entre o século XIX e o XVIII. É  uma pena que em Portugal não haja uma disciplina de Literatura [no Brasil é obrigatório durante o secundário] porque acho que é essencial para ampliar horizontes e mentes. Eu era fascinada por Literatura [e a minha professora era uma pessoa que encantava qualquer um: portuguesa, cheia de histórias para contar e super divertida].

Nós éramos obrigados a ler Camões, Eça de Queirós [os Maias, o crime do padre Amaro...], Fernando Pessoa, Jorge Amado [Tieta do Agreste, Gabriela cravo e canela...], José de Alencar [Luciola, Iracema...], Machado de Assis [Dom Casmurro, Helena...]. No final de cada período tínhamos um teste escrito e um oral sobre cada livro/estilo literário e apesar de muitos colegas comprarem os resumos dos livros apenas por causa dos testes, eu sempre lia os livros e ficava fascinada com as histórias [com excepção de Iracema que eu achei super cansativo de ler...]. Se a Biologia não me tocasse na alma teria ido para Letras ou História. Acho fascinante, pronto.
SHARE:

2 comentários

  1. Hoje em dia, no secundário, ainda somos obrigados a ler algumas dessas obras. Por exemplo, no 11º tive de ler Os Maias e este ano tenho de ler o Memorial do Convento. E também tenho vários testes acerca dos livros. Logo, a disciplina de português até não está assim tão distante da de literatura :)

    ResponderEliminar
  2. @Filipa: Sim, o meu namorado também me disse que leu estas obras na disciplina de Português [e vai-se a ver, é quase a "nossa" cadeira de Literatura]. Mesmo assim, acho que o enfoque é diferente, não se perde 3 anos a falar destas obras... Há quem não goste, mas eu adoro. =) Gostaste dos Maias? Achei a história linda mas tãão triste...

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig