05 fevereiro 2012

Das diferenças culturais.

Hoje em conversa com uma amiga [estávamos a falar facebooks e afins] e ela solta:

Amiga:  Ah, é verdade, estive a ver um dos teus álbuns de fotos no face e acho que vi umas fotos de um casamento, ou assim. Tu já foste casada?
Eu: Oi?! Casada? Achas? [risadas]

Amiga: É que eu vi fotos tuas vestida de noiva, com uma festança e anéis pelo meio. Se isso não é um casamento...
Eu: Ó minha ursinha, tu viste as fotos da minha festa de 15 anos. Mas não és a primeira pessoa que me diz isso, que aquilo parecia um casamento...

Amiga [em choque]: Tu estás a gozar comigo! Aquilo era uma festa de anos? Epá... não acredito! Vocês no Brasil fazem isso?!
Eu: Bem, quando uma rapariga faz 15 anos é o costume por lá. Eu também achei parvo mas na altura a minha mãe fez questão e olha, não tive coragem de negar. Mas diverti-me e foi giro.

Amiga: Aquilo era mesmo uma festa de anos? Fogo, eu não acredito. Então quando tu casares vai ser como? Tipo casamento cigano, com uma semana de duração? [risadas]
Eu: Tu não digas isso nem a brincar. Vai que a minha mãe escuta... [risadas]

Amiga: Mas explica-me lá isso como se eu fosse muito burra. É suposto fazer uma festa dessas para...? Qual é o significado?
Eu: É difícil de explicar, é como uma celebração pela entrada na vida adulta... É uma tradição que nós temos, não sei dizer a origem mas todas as meninas da minha família tiveram uma festa assim. Vá, é como os baptizados cá em Portugal, em que há uma festança e parece quase um casamento. No Brasil os baptizados são simples: missa, baptismo e um almoço/jantar para celebrar. Normalmente até é em casa dos pais da criança e tudo, não há grandes comemorações. São culturas diferentes, nada a fazer.

Amiga: Vocês são mesmo esquisitos, não são? [risadas]

SHARE:

5 comentários

  1. Por acaso já conhecia essa tradição..acho que no México tb a praticam..é engraçado lol mta produção mesmo e na verdade parecias mm uma noiva xD bj*

    ResponderEliminar
  2. @mrfashionmood: Não sabia que existia esta tradição no México, que engraçado... Acho que depois desta festa já nem preciso de casar na igreja, é mesmo só uma cerimoniazinha e já está [até parece!] :P

    ResponderEliminar
  3. eu já tinha ouvido qualquer coisa sobre essa tradição e sei que nos EUA se celebra aos 16 anos (conheci através do programa "Sweet Sixteen" da MTV). eu acho genial :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que as meninas com essa idade, devem sentir-se bem amadas e importantes :) Eh eh nada disso..para casar tem que ser uma festança e tanto! lol e na igreja claro, tb penso assim :)

    ResponderEliminar
  5. @Sara Silva: Por acaso também desconhecia que nos EUA era aos 16 mas acho que a festa tem um significado especial para as adolescentes. Eu adorei a minha ;)

    @mrfashionmood: Tens razão, é mesmo um dia à princesa. Inesquecível. Também penso como tu: casamento é na igreja. Não queremos fazer uma festança muito grande, apenas as pessoas mais chegadas. Mas tem que ser na igreja, disso não abro mão :P

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig