19 março 2012

Diário de uma vendedora em part-time {4}

Hoje estive a trabalhar na loja no horário da manhã {das 10h às 19h} e quando já passava uns vinte minutos da minha hora do almoço a gerente pergunta: "olha lá, e tu, não almoças?". Respondi-lhe que ainda não podia ir almoçar porque estava à espera da colega que entrava às 14h {e só depois dela chegar é que eu posso ir almoçar, de maneira a continuar com o mesmo número de pessoas na loja}. Ela olha, surpresa, para o relógio e exclama: "Ah ela está novamente atrasada! Assim que ela chegar vai logo comer que eu não quero que caias para o lado, ok?". Aceno com a cabeça e continuo a atender os clientes na caixa.

Passado uns minutos chega {pela porta da frente} a colega atrasada. Diz um "boa tarde" e fala: "olha, vou só beber um cafézinho e já venho para tu ires almoçar, ok? Desculpa lá..." e segue para a zona de refeições. Fiquei zangada, é claro. Não tanto pela meia hora de atraso, que isso para mim é irrelevante {almoçar às 14h ou às 14h30 dá-me igual} mas fiquei lixada porque tinha combinado de ir almoçar com uma amiga e já estava meia hora atrasada {e o que odeio atrasar a vida dos outros!}. Respirei fundo e tentei pensar nas outras colegas maravilhosas que por lá existem, na gerente querida que tenho, que daqui a nada vou de férias e pronto... abstraí.

Mais dez minutos se passam e eu a pensar que se calhar ela tinha ido à Itália buscar as cápsulas do café porque já passava {e muito} da minha hora de almoço... Pedi a uma colega para substituir-me na caixa e fui para a zona de refeições ver se avistava a tal colega atrasada. Surpresa das surpresas, ela estava sentada a bebericar uma chávena de café, muito descansadinha da vida. Quando me viu a entrar na copa levantou-se logo e exclamou: "já estou a ir, vou só fumar ali à porta e já entro. Podes ir almoçar, se quiseres". A sério, não acho isto normal.

A loja estava a abarrotar de gente, havia imensa roupa para repor, provadores atulhados de roupa, filas nas caixas...e a gaja manda-me ir almoçar enquanto fuma, mesmo depois de chegar mais de meia hora atrasada e sabendo que a equipa não podia se dar ao luxo de ficar com menos uma vendedora em loja.

Não acho normal este tipo de comportamento. Uma pessoa chegar atrasada um dia ou outro, é normal, acontece a todos. Mas chegar atrasada e agir como se nada fosse é que me dá cabo do juízo. Ela sabia que eu só poderia ir almoçar depois que a madame chegasse, sabia que eu estava na loja desde as 9h30 e já eram 14h40, enfim... Achei um abuso. Eram quase três da tarde e eu ainda estava à espera que a madame vestisse a farda, fumasse o cigarrinho, bebesse outro café porque entretanto já era quase hora do lanche, lesse as notícias no Correio da Manhã... não há pachorra.

Há gente que não merece estar a trabalhar enquanto tanta gente esforçada está no desemprego... Acho injusto, pronto. Não percebo a necessidade que as pessoas têm de, mal chegam aos empregos, irem beber café, fumar, enviar sms´s, atender telemóveis, espreitar sites/blogues... É do mais anti-profissional que há. É isso e fazerem, ao longo do dia, quinze pausas para irem fumar. Enerva-me, pronto. Havia de ser eu a patroa e corria esta gente toda a pontapés. Que nojo de pessoas.
SHARE:

10 comentários

  1. Não sei como não lhe saltaste à espinha! No meu trabalho também são assim mas 5-10 min no máximo e levam logo recado! É que são quase sempre os mesmos! Passo-me!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não sei como conseguiste aguentar e não lhe dizer umas quantas verdades... Espero que a tua supervisora o faça pois pelos vistos ela já é uma habitué em matéria de atrasos...

    ResponderEliminar
  3. Epa que cara de pau! Nem tdas as pessoas têm os mesmos valores mesmo... :S

    ResponderEliminar
  4. Também só faz isso porque não a castigam!! Deveria chegar e ir logo trabalhar, e a tua gerente deveria obrigá-la a isso!

    ResponderEliminar
  5. Este tipo de comportamento, e infelizmente é mais habitual, do que deveria ser, envergonha-me!!! As pessoas ainda não cairam na realidade...que o país está uma desgraça e que hoje em dia ter um emprego é um achado e não venham com tretas que a culpa é do governante A, B ou C. A culpa é "nossa": destas pessoas que são incompetentes irresponsáveis, totalmente não profissionais; De todos os que lhe dão oportunidades e que lhe mantêm os seus queridos empregos e também de quem assiste, é prejudicado e "engole sapos" só para não criar mau ambiente, ou para não se aborrecer ainda mais.

    ResponderEliminar
  6. @Sini: Nem eu sei como consegui conter o meu instinto assassino! A questão é que a gerente saiu para almoçar no centro comercial e não estava presente na hora em que a gaja chegou. Fiquei morta de raiva, acredita. Nada consegue alterar o meu bom humor como gente irresponsável...

    @Fiona: Eu estive vai-não-vai para "soltar os cachorros" na rapariga mas estou há menos de três meses na loja e ela já lá está há 5 anos.. Não quis criar um mau ambiente logo "de cara" mas se voltar a acontecer mando o bom-senso às favas e falo poucas e boas! =S

    @mrfashionmood: Nem me digas nada.... É mesmo falta de princípios, não há volta a dar. Que raiva!

    @Sofia: Penso tal como tu e juro que apeteceu-me ir fazer queixa à gerente, fiquei mesmo entalada. Mas é aquela história, eu sou a que entrou por último e não queria começar a fazer queixinha de uma para outra. Prefiro resolver directo com a pessoa. Deixei passar dessa vez mas juro por todos os santinhos que se voltar a acontecer... ah, meus amigos, aí o "bicho vai pegar!"

    @Paula: Olá! Também fico envergonhada por ver gente a desperdiçar as oportunidades assim. Deste jeito realmente não vamos a lado nenhum. É baixas fraudulentas, é pessoas que fazem tudo e mais alguma coisa no horário de trabalho {menos trabalhar}, é gente que fuma 15 cigarrinhos por dia... Assim não vamos a lado nenhum =/ Eu já me conscientizei: se voltar a acontecer algo semelhante vou directinho ter com a gerente e "rasgo o véu". Não há paciência para este tipo de mentalidade!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente há gente assim em todo o lado, e cada vez mais.
    Uma vergonha!!
    XOXO

    ResponderEliminar
  8. A culpa também é da gerente. Quem não sabe chefiar que vá dar uma voltinha.

    ResponderEliminar
  9. Este post podia ser meu... Tenho uma colega na loja que sempre que me vê atender clientes que aparentemente tenham mais posses económicas mete-se à minha frente para ser ela a atendê-los (mesmo que a loja esteja cheia). É como dizes 'tanta gente esforçada no desemprego'.
    @Anna

    ResponderEliminar
  10. @Ana na Suécia: É uma tristeza, realmente! As pessoas ainda não acordaram para a real situação do país... Beijinhos :**

    @Cor do Sol: Com certeza! Pelo que as outras colegas disseram-me ela chega quase sempre atrasada mas é amiga íntima {uy} da gerente e por isso tem certas regalias. Enfim...

    @algodão doce para duas: Olá Anna, pelo que percebi, ao falar com outras colegas que também trabalham em lojas, factos assim são recorrentes. Acho terrível, principalmente dada a má altura em que atravessamos. Essa de roubarem vendas ainda não me aconteceu, até porque não recebemos comissão, por isso acho que não faz muito sentido. É revoltante, realmente!

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig