09 março 2012

Eu sabia que este dia chegaria...

Então não é que fui contactada por uma marca a propósito de uma parceria? E tal facto irritou-me, é verdade. Enquanto muitas criam blogs com o único propósito de receberem produtos e cenas à borla, eu, pessoa esquisita que sou, recuso parcerias e afins. Parece estranho, não é? Então vou explicar o motivo.

O motivo é bastante simples: não gosto de imposições, odeio fazer uma coisa só para parecer bem {como por exemplo, ter a obrigação de fazer posts sobre determinada marca só porque ela é minha parceira}.

Este blog é livre, livre para eu escrever sobre o que eu quiser, livre para eu ficar três meses sem postar uma única linha se assim me apetecer... Esse espaço é meu e eu não vendo o meu estaminé por produto/marca/parceria nenhuma, por mais aliciante que seja. Quero lá saber de batons da "O Boticário", de Shampoos anti-caspa ou de cabazes de marcas. Esse não é o meu intuito, não criei o blog com essa finalidade e pretendo ser fiel à mim própria.

Já aqui deixei claro em diversos posts que este blog não faz posts publicitários, que eu não estou em busca de parcerias, nem de descontos, ou de produtos à borla. Sim, sou esquisita, nada a fazer.

Leio muitos blogs que fazem uso da publicidade e confesso que sou um bocadinho preconceituosa com este tipo de coisas. Nunca confio plenamente na opinião de uma blogger que diz que os batons da O Boticário são melhores que os da MAC quando sei que este mesmo blog é patrocinado pela Boti, por exemplo.  Acho que deveria existir uma lei que obrigasse todos os posts publicitários a terem uma tag ou um aviso qualquer a dizer que são patrocinados. Caso contrário, a opinião soa-me sempre falsa e não consigo mesmo acreditar que aquela pessoa está a falar a verdade.

E é exactamente isso que evito neste blog. Compro diversos produtos e alguns testo aqui no estaminé [cremes, vernizes, produtos para o cabelo, maquilhagem] mas o que aqui escrevo é cem por cento fiel à minha opinião sobre os produtos. Gosto que os meus leitores saibam que podem confiar em mim, nos meus reviews e naquilo que escrevo. Gosto que saibam que não há nada por trás deste blog a patrocinar o que quer que seja. Gosto que saibam que este blog é autêntico e que fala sempre a verdade, mesmo que seja para falar que tal produto é uma merda e não vale a pena. Percebem a diferença?

Por isso, empresas/blogs e afins... não percam tempo a enviares mails deste tipo. Agradeço mas não estou minimamente interessada, sim? Grata pela compreensão.

SHARE:

10 comentários

  1. Posso meter a colher?
    Eu acho que há aqui uma pequena confusão entre receber produtos para fazer testes, e posts patrocinados, porque uma coisa não tem a ver com a outra. Isto é, eu recebo um produto de uma marca e eu falo o que quero, e se quero sobre o produto. Um post patrocinado é algo que é pago, isto é, que o parceiro diz explicitamente "deves dizer isto e aquilo", é vender o espaço. As pessoas, que como eu testam produtos de algumas marcas, não temos posts pagos.. (pelo menos que eu tenha conhecimento), apenas lhes são ofertados produtos e depois a escolha é delas.
    Óbvio que a tua opção deve ser respeitada, mas também deve ser respeitado o facto e o trabalho que muitas blogueres fazem, não são todas... mas é importante avaliar bem.
    XOXO

    ResponderEliminar
  2. Ah e para completar.. se algumas blogueres se deixam influenciar pelas coisas que recebem? Sem dúvida! Se cabe às pessoas avaliar isso bem? Sem dúvida.
    Quando eu não gosto de algo eu digo, e se frequentares o meu blogue certamente vês isso. Se todas fazem como eu? Pois.. é tudo uma questão de avaliar..

    ResponderEliminar
  3. Não consigo mais ler blogs que têm parceria até com os chineses da esquina. Não há paciencia.

    ResponderEliminar
  4. PARABÉNS por teres tido coragem de dizer o que muitas de nós, leitoras, pensamos dos blogues com publicidade! Já não tenho pachorra para ver tanto post sobre Clube Fashion, sobre o perfume de Café do Boticário e afins. Acho uma total falta de respeito com os leitores e por isso gosto do teu blog, porque és verdadeira e não te "vendes" por tão pouco. Post de utilidade pública o teu!

    ResponderEliminar
  5. @Ana na Suécia: Olá! É claro que podes meter a colher ;) Em relação ao teu comentário, sei diferenciar um post patrocinado de um post com "produtos para teste", como é óbvio. A questão é que muita gente ao receber produtos das marcas acabam, talvez como forma de agradecimento não sei, por falar extremamente bem daquele produto quando na verdade o produto em questão não vale nada. Não estou a dizer que todas as bloggers o fazem mas sim que MUITAS fazem-no e isso acaba por gerar uma certa incredulidade em que lê, percebes?

    E sei do que falo porque tive uma experiência bem "de perto" e li, de uma blogger famosa [que agora não vem ao caso dizer quem é] que tinha recebido um produto para testar mas, é claro, não falaria mal porque a marca fez o favor de enviar e não era de "bom tom" denegrir o produto. [e a confiança das leitoras, onde fica? E a boa fé das pessoas que leram a opinião e, influenciadas, decidiram comprar o produto-porcaria? Não acho justo para com quem lê]

    Por essas e por outras que eu [e acredito que muitas outras leitoras] perdi um bocadinho a fé nos posts de "produtinhos", percebes? É claro que tento distinguir os blogues e jamais disse que TODOS são assim. Respeito [e admiro] quem trabalha de forma séria e verdadeira mas infelizmente a esmagadora maioria não o faz.

    Não me recordo do teu blog [mas fiquei com a sensação de já ter passado por lá] mas pela tua forma de te expressares aqui nos comentários nota-se que és sincera naquilo que fazes. A minha intenção não foi ofender ninguém, apenas explicar o meu ponto de vista e os motivos pelos quais não aceito parcerias/produtos/publicidade no meu blog.

    Um beijinho :*

    ResponderEliminar
  6. @Anónimo: Obrigada ;)

    @Anónimo 2: Também já não tenho lá muita paciência para posts do género, mas enfim... a única coisa que podemos fazer é deixar de visitar tais blogues, não é?

    @Anabela Martins: Não sei se foi uma questão de coragem, apenas fiquei entalada com este tipo de coisas e não sou pessoa de engolir em seco =S Obrigada pelas palavras, é bom saber que não sou a única "desmancha-prazeres" cá do burgo! Beijinho :*

    ResponderEliminar
  7. Olha que devo dizer-te que deves ser das poucas pessoas que teve a coragem de dizer que não a um patrocínio assim. Este teu post vem um pouco na linha do meu post de ontem em que falava do que é a blogosfera da actualidade e a confusão que me faz de ver mais do mesmo em imensos blogs. Digo-te: parabéns pela atitude. Porque, acima de tudo, devemos manter-nos fiéis aquilo que somos, aos nossos gostos e à nossa forma de estar :)

    ResponderEliminar
  8. @Joana: Obrigada =)

    @Fiona: Sabes, o meu propósito ao criar o blog não foi ter patrocínios e cenas do género e acho que, se os aceitasse, estaria indo contra a essência deste blog {e contra a minha natureza}, por isso recuso. Ainda não tive oportunidade de ler o teu post mas vou agora mesmo à procura ;) Acho que o importante é estarmos bem e com a consciência limpa. E é isso que eu busco, todos os dias ;) Um beijinho e obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig