15 março 2012

Lugares a visitar no Rio {as praias!}

E agora que já fiz a listinha de tudo aquilo que quero comprar no Rio {Vernizes, Havaianas, Biquínis, Melissas, docinhos e afins}, passo à segunda parte da lista que consiste em planear {e bem} os sítios que quero visitar de modo a não falhar nada. E hoje fiz a minha selecção de praias {sim, o Rio tem n praias mas muitas são uma porcaria; seja pela temperatura da água (friiia), seja pelos bairros adjacentes (perigo!) ou pela areia (com pedras)}. De maneira que, depois de 17 anos como frequentadora oficial das praias cariocas, eis a minha humilde lista de praias a visitar:
Há aquelas mais badaladas {Ipanema, Leblon...}, há as que ficam mais distantes do centro do Rio {Angra dos Reis, Búzios, Ilha Grande...}, há aquelas que basta através a ponte Rio-Niterói e já está {Itacoatiara, por exemplo}, há praias para todos os gostos.

E eu morro de saudade do "clima" das praias cariocas... Do colorido das cangas espalhadas pela areia, do moço que passa gritando "olha o biscoito Globo...é um real... olha o biscoitoo!", dos muitos quiosques espalhados pela orla que servem petiscos deliciosos {pedacinhos de frango com molho de alho e batatas fritas, por exemplo ou o tradicional peixe frito com limão...}, do vendedor de picolé, de procurar "tatuí" {um bichinho que se esconde na areia}, do pessoal jogando futvôlei... É um clima de descontracção que eu não encontro em mais nenhuma parte do globo.

Já estive em alguns sítios europeus durante o verão {Barcelona, Marbella, Sevilla, Algarve} mas não é a mesma coisa. Talvez eu esteja a puxar a brasa à minha sardinha, mas a verdade é que essa tal atmosfera de que "tudo gira à volta da praia" só existe no Rio. E eu estou desejosa de me enfiar nessa muvuca tradicional da minha cidade!
SHARE:

4 comentários

  1. Sim, não dá para comparar com a Europa, o calor faz as pessoas bem dispostas :D
    eheheh

    ResponderEliminar
  2. @Fashionista: Aproveitar é a palavra de ordem ;) Beijinhos :**

    @Sofia: É, tens razão. O engraçado é que nunca tinha me dado conta de tal facto, só quando vim viver para Lisboa é que percebi como as pessoas se "fechavam" no inverno e como desabrochavam no verão {vide as esplanadas que ficam a abarrotar até altas hroas}. =)

    @CV Love: Estou ansiosa, parece que vou para um sítio onde nunca estive :P

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig