25 novembro 2012

Domingo delícia: salpicão!

Andava há que tempos com vontade de comer salpicão mas sempre surgia alguma coisa e eu acaba por deixar pra lá. Hoje acordei decidida a fazer este prato para o almoço e fui ao mercado comprar os ingredientes que faltavam.

Como esta foi a primeira vez que fiz essa comida {e sendo eu uma naba na cozinha} tive que ligar para a minha avó e chateá-la com indicações. Como estamos ligeiramente longe uma da outra, a solução foi cozinhar com o portátil na cozinha e a webcam ligada. Bastava eu ir à casa de banho ou ao quarto fazer qualquer coisa e ouvia-se a minha avó na câmera aos gritos: "olha o frango... vai queimar!". Foi hilário!

A verdade é que o salpicão ficou delicioso e não sobrou nem farelo para a posterioridade. O M., que não conhecia o prato, arregalou logo os olhos quando eu disse o nome "salpi quê?", disse ele. Quando provou uma garfada, fez logo um prato de trabalhador das obras e comeu que se fartou. E eu, que sou uma pequena lontra, comi e comi e comi.

Para acompanhar, apenas um arroz branco acabadinho de fazer {sou viciada em arroz branco, como boa brasileira que sou} e a minha bebida preferida em todo o mundo:

Para fazer o salpicão, utilizei:

- 1kg de peito de frango cozido e desfiado;
- 1 cebola grande picada aos quadradinhos (e depois passada na varinha mágica, para ficar desfeita}
- Cubinhos de fiambre;
- 1 lata de milho;
- Salsa e cebolinho;
- Cenoura ralada;
- Batara palha;
- Sal e alho;
- Maionese

É servido frio, tipo uma salada russa e geralmente é acompanhado com arroz branco e salada de alface. Simples, rápido e baratinho. É basicamente juntar frango, batata palha e vários ingredientes gostosos... E já está. Há montes de receitas na internet, para quem quiser tentar. Fica super delicioso e foi aprovado por todos cá em casa ;)

SHARE:

5 comentários

  1. isso tem optimo aspecto!! quero experimentar!!

    Beijinhos
    www.myfashionscript.com

    ResponderEliminar
  2. Também não conhecia mas fiquei deliciada pela foto :P

    ResponderEliminar
  3. Descobri hoje o teu blog e gostei imenso :) vou seguir!!
    Sou portuguesa e estou a viver em João Pessoa, no Nordeste. É uma experiência recente mas que está a ser positiva!!

    Adorei esta dica de receita mas não deixei de achar piada, é que a minha mãe vem visitar-me no próximo mês e uma das coisas que lhe pedi foi os nossos famosos enchidos, entre os quais, o salpicão :) não sei se já te cruzaste com ele por aí!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai Anne muito obrigado que já sei o que jantar hoje :D
    tem optimo aspecto ;)

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig