02 janeiro 2013

O dia em que valeu a pena ir à Loja do Cidadão:

Tenho que quer justa: se tenho boca {e como tenho!} para vir reclamar quando estou lixada da vida com os famosos serviços estatais, também acho justo vir aqui elogiar quando algo corre bem, não concordam?

Ora, que eu de-tes-to ir a tudo o que seja repartições públicas não é novidade para ninguém. Odeio tudo o que seja Finanças, Segurança Social, Loja do Cidadão, Hospitais públicos e toda essa ladainha. Não suporto as funcionárias com cara de frete, a bufar por todos os lados, como se estivessem todas a fazer um enooorme favor em nos atender. Ui que até me dá urticária.

A questão é que há uns dias tomei conhecimento do tal Cartão Europeu de Seguro de Doença e teimei com o namorado que não precisava fazer porque lembrava-me perfeitamente de uma cláusula do meu seguro de saúde que me garantia atendimento em hospitais privados no estrangeiro. Mas o homem, paranóico, insistiu para fazermos o raio do cartão, que é de graça, que é válido em todos os estados-membros da U.E e já temos viagem marcada para outro país e convém ser prevenido. Pronto, lá fui eu ao raio da Loja do Cidadão hoje pela manhã, já antevendo uma manhã super produtiva entre senhas e filas.

Decidi-me pela Loja do Cidadão de Cascais {a nova} e qual não é o meu espanto quando reparei que ela estava quase deserta! Entrei, expliquei à senhora do balcão de informações que precisava tirar o Cartão de Seguro de Doença e ela disse-me que isto poderia ser feito no tal balcão Multisserviços, que era ainda mais rápido e só tinha 3 (!) pessoas.

Não esperei nem 15 min e já era a minha vez. Dei os meus dados à senhora do balcão, que preencheu tudo no computador e perguntei-lhe se eles funcionavam no sábado porque o M. também precisa tirar o cartão e ele trabalha de seg-sex das 9h-18h, logo, só consegue tratar disto ao sábado.

Para meu espanto, a senhora responde: Mas tem o documento dele aí consigo? Pode já dar entrada no cartão por ele... Ao que eu respondi que não, que não tinha o BI dele. Entretanto tenho uma idéia algo fora do vulgar e munida da minha cara de pau habitual, pergunto: Acha que se ele me enviasse agora a fotografia do cartão do cidadão por mensagem, poderíamos adiantar o requerimento? E, para meu espanto, a senhora responde: Sim, se a imagem for nítida e a fotografia for da frente e do verso, podemos já tratar disto. 

A sério, pessoas, o meu queixo caiu. Por um momento pensei: tu queres ver que eu entrei no sítio errado? Será que estou mesmo dentro da Loja do Cidadão? A senhora que me atendeu era um amor de pessoa. Simpática, humana e cheia de vontade de ajudar. Fiquei maravilhada e mais cinco minutos ali e era capaz de desatar a dar beijinhos à senhora.

Saí da Loja do Cidadão exactos 28 minutos depois de ter lá entrado e com os requerimentos do meu cartão e do cartão do M. Agora é só esperar uma semana para que entreguem o cartão em casa et voilà. Roma nos espera ;)

Portanto, aqui fica um agradecimento público à senhora Orquídea Santos, da loja do Cidadão de Cascais. Fossem todas como a senhora e aposto que já ninguém inventava desculpa para tratar da papelada. Muito obrigada pela ajuda ;)
SHARE:

8 comentários

  1. Reza é para ele agora chegar... Eu também pedi o meu, porque era obrigatório para ir para Erasmus... Pedi em Março e em Julho ainda não havia sinal dele. Tive que reclamar para ele finalmente surgir!

    ResponderEliminar
  2. Querida passei só para te desejar um ano novo fantástico.:D Mas adorei saber que o ano começou bem graças à senhora Orquídea (adoro o nome dela).:D
    Mua grandao.

    ResponderEliminar
  3. Eu moro em Roma! Se precisares de conselhos, diz :)

    ResponderEliminar
  4. Afinal ainda existem locais de atendimento ao público que funcionam ;). Eu acredito que quem faz estes locais a que nós detestamos ir são muito as pessoas que lá trabalham. Podia ter-te acontecido, no local onde tu foste, ter encontrado alguém que não era nada acessível e não terias conseguido tratar daquilo que precisavas. Ainda bem que encontraste alguém assim tão simpático e prestável, deveria ser assim em todos os locais :)

    ResponderEliminar
  5. Ui ui que tu encontraste uma peça exclusiva*

    http://ovagoencanto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não sabia a funcionalidade desse cartão. Acho que também devia fazer....

    Beijinho

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig