27 fevereiro 2013

A triste verdade por detrás dos sites de descontos:

Raras são as ofertas em que podemos confiar. A esmagadora maioria não passa de um embuste para arrancar dinheiro ao povo. E como tu sabes disso? - perguntam vocês. Ora, porque na semana passada fui gentilmente comunicada que também passarei a gerir as campanhas publicitárias da empresa {eu já nem tinha muita coisa para fazer, ora essa!} e tive que desvendar esse mundo dos cupões, descontos e vouchers.

Digo-vos uma coisa: jamais, nem nas minhas idéias mais fantasiosas, poderia imaginar tudo o que vai por trás dos "sites de descontos". Uma treta, do início ao fim.

Estou desiludida, confesso. Já comprei com a Groupon e com a Letsbonus em duas ocasiões {bilhetes para o teatro e um jantar num restaurante xpto} e correu sempre bem mas acho que tive sorte.

Das coisas absurdas que vi:

- Enviei por email toda a informação relativa a uma nova campanha, incluindo a descrição do serviço, o PVP inicial e o preço já com desconto. Uns minutos depois recebo a resposta, a dizer que o nosso preço inicial {que era de 198€} era pouco apelativo e que eles aumentariam para 255€ de forma a parecer que o desconto é ainda maior. Fiquei sem palavras.

- No outro dia a minha prima {que trabalha numa clínica de estética bastante conhecida} disse-me que a tal clínica estava a lançar vouchers de fotodepilação por um valor realmente apetecível. Sendo eu pessoa que de-tes-ta qualquer vestígio de penugem no corpo, achei que era uma excelente ocasião para experimentar a tal fotodepilação quando a minha prima revela-me a verdade: todos os clientes que fazem fotodepilação através do voucher de desconto recebem um tratamento diferenciado {para pior, obviamente} e o disparo da luz é feito em apenas uma vez em cada zona {o correcto seria 3x por zona, segundo ela}. Logo, um tratamento que deveria ser finalizado em 5 ou 6 sessões, demora mais que o dobro do tempo. Aldrabice ao mais alto nível.

- Ainda hoje enviei para outra plataforma a informação sobre uma nova campanha, da maneira mais simples e objectiva que encontrei, e recebo de volta um mail a dizer que podemos "jogar com as palavras" de forma a induzir o cliente a erro e fazê-lo comprar o voucher. {Não sei se vocês sabem mas há toda uma burocracia por trás desses vouchers e para conseguir reaver o dinheiro é uma canseira}.

E poderia citar mais situações absurdas de que tive conhecimento mas vocês já perceberam a idéia. É muito triste que empresas de renome tenham que se sujeitar a esses esquemas para, da pior forma possível, conseguirem fazer algum dinheiro. Fiquei furiosa de ter que, mesmo que indirectamente, contribuído para enganar e aldrabar sei lá quantas pessoas! É contra os meus valores e na segunda vou ter uma conversa com o meu chefe.

O namorado diz que estou a fazer uma tempestade em copo d´água e que todas as empresas fazem isso. Elas até podem fazer as aldrabices que quiserem, só não me metam no meio. Detesto injustiço e odeio pensar que alguém vai ver estas campanhas da treta, vai ficar interessado e vai gastar o dinheiro numa coisa que é, claramente, um embuste. Dor na consciência, é o que eu sinto.

Só para constar, das melhorzinhas posso citar a Lifecooler e a Goodlife. Todo o resto, esqueçam {e nisto incluo Groupon, Odisseias, Livoo, Letsbonus, Compra-Comigo e afins - tudo treta!}. Pronto, falei!

SHARE:

12 comentários

  1. Nunca mais me esqueço de uma citação que a minha professora da cadeira de Ética e Responsabilidade Social no Marketing proferiu: o marketing (neste caso, em específico, promoções de vendas) nunca pode ser mais honesto do que as pessoas que o praticam. É bem verdade! Fazes bem em demarcar-te desses comportamentos. Quanto a mim, depois disto, é hora de deixar de receber as newsletter do clube Odisseias (e ainda bem que nunca comprei nada por lá).

    ResponderEliminar
  2. No natal de há dois anos a minha irmã uma das coisas que me ofereceu foi uma massagem da Lets bonus para fazer na Cellulom Block e tu não imaginas como eu fui tratada!! ao ponto de por ter chegado 5m atrasada num sitio que era no fim do mundo que gastei imensa gasolina para lá chegar me dizerem que não me podiam fazer a massagem e que tinha de ir noutro dia!! passei me, escrevi no livro de reclamações e ao sair ainda bati a porta com tanta força que quase partia o vidro! é inadmissivel tratarem as pessoas mal so porque vao com um voucher, se não estao para isso que nem comecem por entrar nesses esquemas! e acho que fazes muito bem em não querer entrar tb!!

    ResponderEliminar
  3. Garantidamente há coisas que não valem a pena, mas também acho que depende muito das promoções. Já comprei na Groupon, na Let'sBonus e no SapoVoucher e nunca tive problemas. No entanto nunca comprei nada sem pesquisar se realmente valia a pena e as 'promoções' de estética nunca me atraíram porque às vezes acho que são demasiado boas para ser verdade. Mas por exemplo, acho que comprar uma entrada no Badoca ou no Oceanário para duas pessoas pelo preço de uma, é uma boa oportunidade e é fácil verificar a veracidade dos preços.

    ResponderEliminar
  4. Já comprei muitos vouchers. Sempre para restaurantes ou para escapadas, que outro tipo de produtos, não obrigada!. E, sempre fui muitíssimo bem tratada. Nunca, mas nunca me arrependi. Tento sempre ver na net, primeiro, as opiniões acerca dos estabelecimentos em causa e só depois compro. E confirmo sempre, nos restaurantes, o preço real das doses, para ver se fui ou não enganada. Vão dizer-me: ah e tal. mas as doses são menores. Pode ser. Nunca notei e o que me serviram chegou sempre e muitas vezes sobrou. Para que quero doses maiores, pagando mais, se depois é para sobrar?

    ResponderEliminar
  5. Não te conheço pessoalmente, mas não esperava outra coisa de ti!
    És mulher, mas tem os ditos no sítio...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas informações :D
    E acho muito bem ires falar com o teu chefe! Se fosse eu também o faria...

    ResponderEliminar
  7. Que horror! E eu gosto tanto de adquirir esses vouchers. Mas ta,bém procuro sempre o mesmo tipo de serviços: restauração, hotelaria, e cabeleireiro. Restauração todas as experiências que tive foram boas; hotelaria até aqui sem nada a apontar e cabeleireiro, vou sempre ao mesmo. Estive para comprar o aisamento Purah na Letsbonus esta semana, mas tive medo.

    ResponderEliminar
  8. Que vergonha!!! serio... Aqui a groupon e processada a torto e a direito mas o direito do consumidor aqui e muito forte! E causa ganha processar a groupon! Vou postar no face do meu blog o link para este post! E preciso denunciar!!!!!!!! VERGONHA!!!!!! Acham que o consumidor e otario, mas esquecem se de que sem ele nao pagam as contas...

    Beijocas e parabens pelo post

    ResponderEliminar
  9. Já tive dois enormes problemas com a Groupon. Demoraram 3 meses a devolver-me o dinheiro. É inacreditável. É preciso estarmos a par dos preços, porque senão somos mesmo enganados.
    Acho que a única área que chega mesmo a compensar são os restaurantes, mas temos que ver antes todas as condições.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Eu já comprei várias vezes nesses sites e nunca tive problemas. É obvio q mtas vezes eles aumentam e mto o valor do produto/serviço mas embora a margem do nosso desconto seja menor, na maior parte das vezes compensa.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig