20 junho 2013

Banho de brilho: o passo-a-passo!


Desde que comentei pela primeira vez sobre o Banho de Brilho que recebo mails e comentários a pedirem para ensinar o passo-a-passo, para dizer os produtos que utilizo, onde os compro, etc... Como nas mini-férias da semana passada apanhei imenso sol, a coloração pretinha do meu cabelo ficou super azulada e ontem decidi fazer um novo banho de brilho! Aproveitei para fotografar tudo e registrei o passo-a-passo para mostrar aqui no estaminé. Vamos à isso?

O que é o Banho de Brilho?
É um tratamento para dar um brilho extra aos cabelos, aquele reflexo espelhado que todas nós adoramos. Para quem faz uso de tinturas/coloração, o banho de brilho pode ter duas funções: dar brilho e cor ao cabelo (meu caso, que pinto o cabelo de preto). Em ambos os casos (com pintura ou sem), o objectivo é sempre o mesmo: tornar os cabelos super brilhantes e espelhados!

Com que frequência devo fazer?
Depende da quantidade de lavagens. A coloração que eu uso dá para até 28 lavagens, ou seja, dois meses, já que lavo os cabelos de dois em dois dias. Mas conforme noto que o cabelo vai perdendo o brilho, reforço o banho de brilho, nunca espero os dois meses. Regra geral, faço o banho de brilho a cada 45 dias.

Que produtos são necessários?
Para além daqueles básicos (luvas, pincel e recipiente de plástico), é preciso ter uma máscara de hidratação de cor branca (para a cor da máscara não interferir com a cor da coloração), um tubo de coloração na cor desejada (uso sempre a marca Richesse da L´oreal na cor preta ou, quando não quero pintar e quero apenas dar um up no brilho, opto pela cor "clear" que é o incolor) e ainda um revelador  (água oxigenada volume 6 ou 9 - no caso de tons castanhos e pretos). Eu ainda acrescento, por sugestão do meu cabeleireiro, uma ampola de vitamina A ou cinco gotas de queratina líquida (se notar que o cabelo necessita de reconstrução). Todos os produtos podem ser encontrados em lojas de cabeleireiro ou online.

[1] Revelador Diacolor da L´oreal volume 6 (comprei essa embalagem enooorme de 1 litro porque era muito mais barato que comprar o pote pequenino)
[2] Coloração Richesse da L´oreal na cor preta (nº1) - como o meu cabelo está comprido, uso um tubo inteiro mas em cabelos curtos, meio tubo chega.
[3] Máscara Novex com Óleo de Argão - qualquer máscara de cor branca serve, uso essa da Novex porque é bem baratinha e cumpre a função de emoliente para a coloração.
[4] A cor da minha coloração, que desta vez foi o preto mas costumo usar também o preto azulado (fica ainda com mais brilho)
[5] Ampola de Vitamina A da Real Natura - qualquer ampola de vitamina A ou B serve ;)
[6] Pincel para ajudar a espalhar o produto e luvas de latéx que roubei descaradamente do laboratório da universidade - essas não rasgam :P

 
Depois do produto misturado, começo a aplicar no cabelo de trás para a frente (começo pela nuca) com o pincel e vou espalhando até chegar à franja. No final, coloco a touca de alumínio e faço uma ligeira massagem para o produto penetrar bem nos fios e alcançar todas as zonas do cabelo. Espero 25 minutos e lavo o cabelo com o meu shampoo tradicional. Aplico a máscara nas pontinhas e já está! Cabelo super brilhante e com uma cor luminosa, do jeitinho que eu gosto ;)

O banho de brilho tem imensas vantagens em relação à pintura tradicional: não possui amoníaco (logo, não estraga/seca o cabelo), é mais barato que a tintura normal de supermercado, dá um super brilho e maciez aos cabelos e em loiras, dá para matizar as madeixas e tirar aquele amarelado horrível das pontas queimadas de sol. Como desvantagens, só encontro uma: não cobre a 100% os cabelos brancos. Eu tenho alguns fios brancos (maldita genética) e ficam todos pretinhos depois do banho de brilho mas mamãe, por exemplo, que tem muuuito mais brancos que eu, não consegue cobrir todos os fios (ela tem mesmo que recorrer à tintura tradicional), é o único lado chato. De resto, só tenho boas impressões.

Alguém já conhecia?
SHARE:

50 comentários

  1. Gostei da dica mas no meu caso pinto da minha cor natural e com tinta que sai em 6 - 8 semanas pq tenho pânico de ter raízes -.-

    Mas gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bom, se pintas com tinta de verdade (com amoníaco), então é mesmo incompatível com o banho de brilho. Eu pinto porque tenho cabelinhos brancos e como o meu cabelo natural é castanho escuro mas fica sempre "queimado" de sol, opto por deixá-lo pretinho e brilhante ;)

      Se quiseres só dar um up no brilho e não mexer na cor, podes fazer o banho de brilho transparente com o a coloração "clear", incolor. Fica lindo ;)

      Eliminar
  2. Anne desculpa perguntar-te isto, mas eu tenho os cabelos cacheados naturalmente (sem química ) e não pinto, quer dizer que não posso fazer o banho de brilho? Quanto ao tubo de coloração teria que ser o clear, mas no item 4 penso que é o revelador qual teria de ser? A cor do meu cabelo é o castanho escuro, mas como não o pinto tenho que usar na mesma o tal revelador? E só mais uma pergunta, o meu cabelo é cacheado ( 3c ) e o meu fio de cabelo é fino será que vai agredi-lo? Desculpa fazer tantas perguntas, e algumas talvez sem nexo, mas é que é a primeira vez que oiço falar sobre "Banho de brilho" e gostaria muito de fazer pois o meu cabelo está a necessitar de brilho, apesar de eu cumprir uma rotina de hidratação, falta algo mais (ou então tenho feito errado em algo). Obrigada desde já, beijos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, claro que não, podes fazer à mesma o banho de brilho mas com a coloração de nome "clear". No post, eu usei a cor preta mas a L´oreal tem o transparente exactamente para quem quer apenas dar brilho e não mexer na cor do cabelo. Fica um espanto!
      O revelador potencializa o efeito da coloração (e do brilho), por isso, mesmo quando aplico o clear uso o revelador à mesma e uso sempre o mais baixo, de 6 volumes (agride muuuito menos o cabelo). Espero ter ajudado! Beijinhos :*

      Eliminar
  3. * tenho feito algo errado

    ResponderEliminar
  4. Interessante. Uso essa máscara e tudo... Tenho cabelos castanhos claros e faço madeixas de longe a longe porque os meus cabelos são longos e saem um pouco danificados com essas tintas. Será que poderia fazer também? O problema é achar o tom certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, não sou profissional mas pelo que o meu cabeleireiro disse-me, qualquer pessoa pode fazer o banho de brilho da cor "clear", o transparente. Ele não altera em nada a cor do cabelo e serve única e exclusivamente para potencializar o brilho dos fios. Já usei tintas à sério e davam cabo do meu cabelo, razão pela qual opto sempre pelas colorações que agridem muito menos e em conjunto com máscaras e ampolas, ainda hidratam o cabelo ;)

      Acho que podes fazer sim, desde que faças com o incolor!

      Eliminar
  5. Olá Anne,

    Já vi que em termos de cabelos voçê é pro!!!! Eu faço madeixas, mas gostava de fazer um banho de brilho entre pintura de madeixas novamente que produtos é que me aconselha e já agora onde comprar??? Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui estou longe de ser pró ehehe. Sou é muito cusca e bato altos papos com o meu cabeleireiro para descobrir sempre como posso melhorar a peruca :P

      Se queres apenas um banho de brilho sem alterar a cor do cabelo, podes optar pela coloração da L´oreal na cor "clear" que é o transparente e não altera em nada a cor dos fios, só aumenta o brilho. Aconselho-te os mesmos que usei no meu banho de brilho, são profissionais e o resultado é excelente!

      Comprei-os em vários sítios: o Novex e o Revelador eu comprei na loja online Koolcosmeticos, numa promoção. A coloração Richesse da L´oreal e as ampolas comprei na Diamantino Viegas do Saldanha. =)

      Eliminar
  6. Não percebi a diferença entre o produto 2 e o 4

    ResponderEliminar
  7. Oi!
    Onde compras a ampola de Vit.A em Lisboa?
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Era mesmo isto que procurava, não quero alterar a cor do cabelo só quero dar brilho, secar a raiz e deixar o cabelo com mais corpo, achas que é apropriado?

    ResponderEliminar
  9. Aiiii Garota nem esperei pela resposta à pouco lá fui eu comprar as coisas neste momento estou no tempo de pose hahaha
    A menina da loja disse-me o mesmo que tu, por isso estou com o clear e revelador 6 que agride menos, estou super curiosa com o resultado e se gostar já sei que vou repetir, até decidi comprar 1l de revelador como tu hahahaha ♥
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E voilá :)
    No meu caso como tinha raiz virgem prai com uns 5cm nessa área o cabelo clareou bem como no restante mas foi uma coisa muito ligeira e para dizer a verdade adorei o resultaso, cabelo solto, brilhante, com vida, ligeiramente mais clarinho mas continuo com o ombré que era o que pretendia ;)
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Só agora vi o teu comentário, desculpa =/
      Que bom que ficaste satisfeita, eu uso esta técnica há meses e tenho adorado, foi uma dica preciosa! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu tenho cabelos preto azulado tamanho médio
    Sera que ficaria lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabelos pretos ficam fantásticos com banho de brilho, parecem um espelho de tanto que refletem!

      Eliminar
  12. onde posso comprar a ampola de vitamina A?
    Obrigada*

    adorei o post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, essas ampolas encontrei apenas numa loja de cabeleireiros dentro do metro da Gare do Oriente, em Lisboa. Custam à volta de 1,50€ cada e são excelentes! Há para queda de cabelo, para estimular o crescimento acelerado (a de placenta vegetal) e para reforçar o couro cabeludo.

      Eliminar
  13. Preciso lavar o cabelo antes de aplicar o banho de brilho??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, aliás, é como uma tintura, o ideal é que o cabelo esteja sujo e seco. Só o lavamos mesmo no final do processo, para remover os produtos ;)

      Eliminar
  14. qual site vc compra os produtos ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro em vários sites e lojas físicas, todos de Lisboa. Compro muito na KoolCosmeticos (online) e na Diamantino Viegas do Saldanha (loja).

      Eliminar
  15. Gostaria de saber se tem que colocar a água oxigenada ou coloca só a tinta mesmo? Agradeço e aguardo respostas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenq colicar a agua oxigenada porq eh o complemento da tinta para misturar :)

      Eliminar
  16. Olá será que me pode ajudar? eu tenho o cabelo com madeixas loiras e queria dar um banho na raiz porque ela está muito escura :( mas nao queria mexer na cor das madeixas.. o que posso fazer e quais produtos uso?
    Obg

    ResponderEliminar
  17. Tenho o cabelo cacheado e nunca passei nenhum tipo de tintura, ele é de um castanho bem escuro, mas queria clarear, ficar com as madeixas castanho claro ou loiro escuro. Posso conseguir isso com o banho de brilho?

    ResponderEliminar
  18. Olá...adorei a dica e toda a explicação está excelente, mas estou com receio de seguir e pedia a sua ajuda...tenho o cabelo crespo e além de estar a precisar de brilho também gostava de clarear um pouco, mas como desfriso as raízes de 2 em 2 meses posso colocar o Revelador Diacolor da L´oreal volume 6? isso não me vai partir o cabelo? Sei que não é especialista no assunto mas caso possa ajudar agradecia e muito :) OBRIGADA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia, voce poderá usar sim o Revelador Diacolor da L´oreal volume 6, nao irá quebra-lo, ou nada do tipo. pois a volumagem 6 é super fraquinha, nao tera força suficiente para danificar seu cabelo e tratamento. mas nao se esqueça de após finalizar e enchaguár, usar o condicionador, por é ele quem irá fechar novamente as cuticulas do seu cabelo. beijooo espero ter agradado.
      dê uma visitinha no meu Blogger, ele é novo mas vou postar mtas dicas!.
      http://samiratrx.blogspot.com.br/

      Eliminar
  19. Oi. Tenho mechas no cabelo e gostaria de fazer este banho de brilho com o produto incolor. Mas, qual a cor do produto 4? Água oxigenada não irá clarear os cabelos que estão pretos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii Carla Kalline Alves Cartaxo. bom, a água Oxigenada tem por fim abrir as cuticulas do cabelo resultando assim no clareamento. quanto a isso voce esta certa, mas esse clareamento vai depender da volumagem dessa OX. ou seja, quando mais volumagem ter a Oxigenada, maior o clareamento. mas a clareação do cabelo só sera feita apartir da volumagem 20.
      entao no caso do banho de brilho ou algum tipo de hidratação, poderá usar a oxigenada com a volumagem até 10, "nesse caso a oxigenada nao interfirá na cor do seu cabelo, nao irá clarear nadinha" ela apenas abrirá as cuticulas do cabelo "pouquissimo" para que o pigmento da coloração entre :D espero ter ajudado :D

      Eliminar
  20. tenho os cabelos castanho médio , que cor devo passar sem dar muito na cara que eu pintei ? Só queria que desse uma escurecida !

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito dessa idéia do banho brilho, eu geralmente faço no meu cabelo o retoque da raiz com a tintura normal pos tenho alguns cabelos brancos no topo da cabeça e depois sogo com o banho de brilho no comprimento usando o mesmo tom porém misturado a mascara de restauração para manter a cor e dar um brilho a mais. Muito legal! Abraços
    http://chillieglitter.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Oiii... sou brasileira tbm. Não sei se vc já ouviu falar do tônico de alho, da marca gota dourada, mas se ouviu, sabe onde compro aqui, a um preço acessivel?

    ResponderEliminar
  23. Oi Linda..
    Adoro esse tonalizante..
    adorei o post..
    bjus sucesso
    http://bbelezaemdia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Adorei o post! Vou tentar fazer em casa :D

    Beijos,
    Jiglay

    ResponderEliminar
  25. Adorei, mais é preciso lavar os cabelos antes do banho de brilho ou não?

    ResponderEliminar
  26. olá, adorei a matéria, parabéns!! Estou tentando encontrar o revelador, de volumes e não encontro em lugar algum, alguem pode me indicar onde comprar

    ResponderEliminar
  27. Olá, adorei o blog, parabéns!! Queria saber de outro endereço que possa comprar esse revelador de 6 volumes, pois não encontro em lugar algum, até nos mencionados acima. Obrigada

    ResponderEliminar
  28. depois do banho de bilho eu posso lavar cm shampoo?

    ResponderEliminar
  29. Posso fazer o banho de brilho assim q pintei o cabelo???

    ResponderEliminar
  30. Oiie Anne , queria tira uma duvida muito importante , meus cabelos sao cacheados , preto natural , nunca pintei , eu posso faz esse banho de brilho com esse produtos que voce usou ?

    ResponderEliminar
  31. Oie
    Meu cabelo também é castanho escuro e eu tonalizo de preto. Esse banho de brilho não vai fazer o tonalizante sair mais rápido não? Bjss

    ResponderEliminar
  32. Anne, enviei-lhe uma mp para o facebook com umas dúvidas mas compreendo que ainda não tenha conseguido responder. No entanto, queria fazer uma encomenda na loja online espanhola e queria que me ajudasse se fosse possível. Queria encomendar as máscaras para o cronograma capilar mas não percebo nada daquilo. O meu cabelo é comprido (mas mesmo assim tb vou comprar o vidrinho da phyto), loiro natural (em tempos fiz madeixas, já não faço há 1 ano) com pontas ressequidas e quebradiças e raíz oleosa. Me ajuda por favor. Muito Obrigada.

    ResponderEliminar
  33. Pode-me responder pelo Facebook. :) Se não se importar. Obrigada

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. Meu cabelo é virgem gostaria de tirar uma dúvida se meu cabelo tem como ficar loiro com banho de brilho? Pois não quero descolorir

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig