07 outubro 2013

E dicas, pessoas?


Precisava de dicas e sugestões de Paris. Só lá estive uma vez, de passagem para outro país [só lá fiquei um dia] mas do pouco que vi fiquei mesmo encantada. Desta vez vamos apanhar um bocadinho de cada mês: vamos no final deste mês e regressamos no dia 5 de Novembro. Ainda por cima calhou apanharmos o primeiro domingo de Novembro, quando a maior parte dos museus são gratuitos [e eu, a louca-dos-museus, vou estar no paraíso]. Mal posso esperar para ver Paris com todas aquelas folhas de Outono pelo chão, ai ai...

E dicas, daquelas mesmo boas: desde restaurantes, feiras e mercados, exposições e claro, lojas imperdíveis? Agradecida :)

P.S: Estou a montar um roteiro para cinco dias [mais um dia livre para andarmos sem pressa e voltar aos melhores sítios] e surgiu uma dúvida: vale a pena visitar o Palácio de Versalhes? Duas amigas que já lá foram disseram que a parte gira é, basicamente, o aposento de Maria Antonieta e que ficaram 3 horas na fila para entrar, andaram feito mulas e que não compensou. Eu acho que deve ser uma visita fantástica mas a idéia de perder um dia inteirinho fora do centro de Paris é coisa para me desanimar. Por isso não sei: vale a pena a visita?

SHARE:

18 comentários

  1. ola!! tambem vou a paris, mas vou dia 29 de Novembro, espero já apanhar as luzes natalicias e o espirito natalicio. Neste momento, ja tenho o voo, o hotel e o bilhete para a Torre Eiffel. Quanto ao palacio de versailles eu não vou, como só vou dois dias, não posso nem pensar nisso, mas a minha irmã esteve lá o ano passado e está sempre a dizer-me que tem pena que eu não vá visitar, diz ela que adorou e que os jardins são lindíssimos e toda a zona envolvente...agora não sei se valerá a pena fazer um desvio do centro de Paris...Depois faz um report, quando regressares para que eu possa usufruir de algumas dicas tuas! Beijinhos e já agora adora o teu blog e foi graças a ti que me tenho perdido no ebay :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Uau, estamos em modo "Paris" ehehe. De certeza que já vais apanhar o espírito do natal, no ano passado estive em Londres de 10-17 de Novembro e a cidade já estava toda iluminada, os autocarros idem... por isso, Paris deve seguir o mesmo ritmo e aposto como já estará tudo "a postos" para a grande noite!

      Em relação ao bilhete para a Torre Eiffel, nós queremos ir por volta das 17h (hora do pôr do sol) para tirar as melhores fotografias mas os bilhetes online para esse horário estão esgotados (toda a gente deve ter tido a mesma idéia) então não sei se compramos para outro horário ou se vamos encarar a fila de duas horas...

      Com certeza que farei vááários posts sobre Paris, quem sabe não te dou algumas dicas? É isso e fotos, muitas fotos! :) Beijinhos e obrigada :***

      Eliminar
    2. De facto marcamos para essa altura para tentar apanhar esse espírito natalício :). Quanto ao bilhetes para a torre eiffel, também comprei para as 16h30 pelas mesmas razoes que tu, mas não percas a esperança quanto aos bilhetes, desde Setembro até ontem ia todos os dias ao site e dava para todos os horários esgotado para a data que queria, e ontem quando entrei no site e vi que tinha horário disponível nem quis acreditar!! Já me tinham dito que próximo da data os horários ficavam disponíveis, por isso e uma questão de ires sistematicamente ao site e veres se tens sorte! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Olá Anne,
    vale MUITO a pena "gastar" um dia inteiro para visitar o palácio. É lindíssimo, cheio de história e os jardins então são de cortar a respiração :) Quanto ao resto e dentro do roteiro "normal", o que mais gostei foi da Saint Chapelle e do Sacré Coeur. Aproveita ainda para fazer um passeio de barco pelo rio e para colocar um cadeado na Pont des Arts :)
    Boa viagem! Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pois é, também tenho a sensação de que vou adorar Versalhes mas o facto de ser longe de Paris, de ter que lá ficar o dia todo e de ter filas gigantescas faz-me pensar e repensar. Vamos ver ;)

      O passeio de barco já está garantido, que é uma coisa tão romântica que uma pessoa não resiste. E o cadeado para colocar na Pont des Arts já está a ser "personalizado" ehehe. Obrigada pelas dicas!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. As catacumbas de Paris vale a pena pelo mistério e história. O Palácio de Versalhes para mim vale mesmo a pena ver, é LINDO!!! Se não quiseres perder tempo na fila, pelo menos passeia pelos jardins que são enormes e lindíssimos. Ahh e já agora vale a pena tirar pelo menos um dia para a Disneyland ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nor, o meu homem só fala nisso, das catacumbas. Eu não gosto nada da idéia de andar em sítios húmidos por baixo da terra, a ver crânios de bebés (que impressão!) e a subir e descer escadas mas... se ele insistir muito, sou capaz de fazer o esforço. Até posso acabar por gostar da experiência mas assim, à primeira luz, parece-me assustador demais.

      Quanto ao Palácio, ainda estamos a ponderar. Primeiro estou a terminar o roteiro e depois logo vemos se conseguimos encaixar o palácio. Em relação à Disney, vai ter que ficar para outra vez, até porque a princesa faz anos em Fevereiro e queremos levá-la lá, por isso... prefiro esperar para ir com ela ;)

      Eliminar
  4. - Sobe á torre Eiffel ao entardecer. Podes comprar os bilhetes em avanço através do site, assim evitas filas e tens a comodidade de escolher a hora que preferes. Se optares pelo final da tarde, tens uma vista linda sobre Paris e ainda tens o previlégio de estar em cima da Torre no momento em que as luzes se acendem, ,bem como tirar fotos de noite! Foi o que fiz quando lá estive e achei uma excelente decisão :)

    - Anda a pé. Paris tem um bom sistema de metro, mas nada é mais bonito que caminhar a pé pelas margens do Sena, vendo os artistas de rua, as barraquinhas de postais, de pinturas e de livros... (Comprei uma edição lindíssima do "Princepezinho" por apenas 5€ por lá!)

    - Três palavras: Crépe au Nutella. Com cocô ou sem (eu prefiro com), é como ter o paraíso na nossa boca :P (aconselho as barraquinhas de crépes junto a Montmartre)

    - Como criança que sou, aconselho obviamente a Disneyland :p Mas aviso-te que ainda fica a cerca de 1:30h do centro da cidade e convém chegares lá bem antes da abertura (tipo, 9h) para comprar bilhetes e isso. Oh, e como vais na altura do Halloween, talvez encontres filas intermináveis. Pensando bem, abdica da Disney por agora e leva a tua maninha lá um dia mais tarde, porque francamente, vais curtir muito mais se tiveres uma criança contigo! A alegria deles é "priceless"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daisy, eu queria taaaanto subir na torre por volta das 17/18h mas acho que toda a gente quis essa hora porque não há mais bilhetes =/ Sendo assim, vou acabar por ir de manhãzinha e ficar ali no Trocadero a tirar fotos até a hora do almoço :P

      Andar a pé é já uma das minhas escolhas. Acabo por descobrir sítios escondidos, restaurantes encantadores e sinto o clima do país pelas gentes, pela rua... adoro.

      Ahhh os crepes de nutella, mon dieu! Uma pessoa deve vir com mais 5kg em cima depois de Paris mas vale a pena. Estou mortinha para experimentar ;)

      Pois, a Disney fica para as férias da Páscoa, quando for levar a princesa ;) Com ela tem muito mais piada, realmente. Obrigada pelas dicas preciosas! :*

      Eliminar
  5. É fácil ir a Paris quando é o namorado quem paga as contas todas. Assim, até eu ia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm olha que não ias. Duvido que tenhas um namorado que te faça surpresas destas hahaha.

      Eliminar
  6. Vale muito a pena ir ao Palácio de Versalhes, já fui duas vezes e embora não tenha entrado na parte interior, o exterior e os jardins são lindíssimos. Claro que convém ter tempo pois não fica assim tão perto.
    Andar de bateaux mouche é imperdível e por 11 euros por pessoa, uma hora com narração sobre todos os monumentos, não é caro, à noite é lindíssimo mas faz muito frio. Subir à Torre Eiffel, Louvre, Notre Dama, isso já é o básico, sem esquecer o bairro do Sacre-Coeur mas cuidado com as carteiras ;) O ano passado fui a Paris em Novembro e estava muito frio por isso agasalha-te bem e aproveita para comprar a típica boina francesa (que é linda!) ;)

    ResponderEliminar
  7. Se estão tantos dias em Paris, acho que podem perfeitamente ir a Versalhes. É lindíssimo! Eu sou suspeita, porque não gosto de Paris, mas achei Versalhes maravilhoso. Da última vez que lá estive tive a sorte de apanhar a divertida exposição do Takashi Murakami. Os jardins são fantásticos e respira-se uma calma que não se em cidades maiores. Na minha opinião, vale muito a pena a visita.
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  8. Anne,

    tens de ir a cityfarma!!! E já agora quero um desmaquilhante bioderma de meio litro!!! hahaha Ve o post sobre a farmacia aqui:

    http://www.blogdabel.com/2012/05/paris-para-consumistas-de-cosmeticos.html

    Boa viagem!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Ahhhhh e capela da medalha milagrosa! E um lugar magico lá! :)

    ResponderEliminar
  10. Estive lá em Fevereiro, e penso que os museus e assim nao são pagos para gente jovem até aos 26 anos (desde que europeus, e pelo que leio, acho que és (?))

    :)

    ResponderEliminar
  11. Olá, Anne. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. O descobri a cerca de duas semanas e estou encantada, gosto muito da maneira como escreves, dou grandes gargalhadas. Tenho me divertido muito.
    Quanto a Paris, a dica que eu daria e que me valeu muito a pena quando lá estive, foi comprar o parismuseumpass.com, dá para comprar online, no aeroporto e em alguns pontos da cidade. Ha para 2 dias, 4 ou 6 dias. Podes entrar ma maior parte dos museus e Versalhes também...você entra por uma entrada especial, sem filas...sim, por que eu não sou menina com paciencia de ficar em filas, tno Louvre, se nao fosseer esse passe, eu vinha embora sem visitar, mas não ficaria três horas na fila.
    Dê um saltinho nas Galerias Lafaytte, mesmo que não queira comprar...é lindo de ver.
    Ir no fim da tarde ou jantar no Marais também vale a pena, aquilo é uma loucura, bairro frequentado por gays e pessoas descoladas. O bairro é histórico e hoje é bem turistico.
    Para concluir, algo inesquecível que fiz foi visitar a casa de Claude Monet, mas fica a mais de 1 hora de Paris, mas vale muito a pena se tiverem tempo.
    Bateu uma saudade...

    ResponderEliminar
  12. Olá Anne, posso ser muito suspeita em relação a Paris mas a verdade é que é a minha cidade favorita by far!!
    A última vez que lá estive foi no ano passado e também foram 5 dias, como tu deixei um dia para se poder andar lá no último dia sem pressas e passear pelas ruas simplesmente.
    Para quem gostar de museus o Louvre é quase obrigatório, existe nos Jardins das Tuileries (que também é mesmo giro para passear e fazer pic-nick) um museu onde tem toda a coleção dos nenúfares de Monet, é situação para deixar uma pessoa emocionada, para além disso tens o de Orsay mas que na última vez que fui a Paris não cheguei a visitar. Para arte mais moderna tens o espetacular Centro Pompidou.

    Sítios bonitos para ir é a Basílica de Sacre Coeur e daí ires para MonMatre (a zona dos pintores) que é lindo e parace que viajas para Paris dos anos 20, é optimo para veres os pintores mas principalmente as pessoas que por lá andam...

    Depois podes ir para a rua do Molin Rouge que é outra coisa brutal só à conta das "personagens" que encontras nas ruas.

    Para comparas e assim acho que nem é preciso falar dos Champ Elysees (aí também podes ver o palácio da semana da moda) e as Galerias LaFayette (a vista do último andar é optima), para além disso tens os Inválidos onde encontras a casa - mãe da Chanel, com sorte encontras aquilo aberto para visita.

    Notre Damme é lindo e aquela zona é mesmo bonita para se passear, também podes ver se na Câmara de Paris (Hotel de Ville) tem alguma exposição (há uns anos tinha a exposição especial da Grace Kelly).

    Em relação a Versailles, na minha opinião vale sempre a pena, mas vai depender muito daquilo que queres conhecer no centro de Paris, a palécio em si é qualquer coisa de fantástico que te deixa mesmo pequenina ao pé daquilo tudo, os jardins também são lindos e a os aposentos da Maria Antonieta também são, mas reserva um dia só para isso porque as distâncias são enormes e para valer a pena só a pé ou de bicicleta (e é para morreres nesse dia à noite).

    Para comer, Paris é um bocado caro mas há um restaurante que fica na rua du Faubourg que se chama Chez Chartier (fica na rua numa perpendicular do Hard Rock, é bom e barato e é um dos restaurantes mais antigos).

    Bem, acho que ja falei de mais e acho que com estas minhas dicas e dos outros leitores consegues fazer um roteiro mesmo giro a Paris!

    Boa viagem :)

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig