23 fevereiro 2014

Das palavras que poderiam ser minhas #4


O assunto é recorrente cá no blog mas não consigo ficar indiferente ao tema. Volto a afirmar que não sou contra a publicidade de forma indirecta nos blogs [em banners, em pequenos anúncios na lateral, no cimo, no rodapé... porque vê-se à distância que se trata de publicidade e só lá vai quem quer - tal como tenho no meu e cujo rendimento é utilizado exclusivamente para o blogue]. 

O que me custa é a tal da publicidade encapotada. É estarmos a ler um post sobre o novo perfume Rosabotanica que a autora "não resistiu à embalagem lindíssima e aroma primaveril e acabou por trazê-lo consigo" e depois dar com o mesmo post em 34 blogues diferentes. O que me custa é estar a ler num blogue que a autora estava a passar pela Woman´s Secrets e "teve mesmo que trazer este kimono estampado, apaixonou-se por ele" e no próprio dia ver três ou quatro posts sobre o mesmíssimo kimono [será que se deu um surto e todas as blogues portuguesas apaixonaram-se pelo mesmo pijama?]. E então percebes que era tudo publicidade [mal] encapotada.

Percebes que ninguém comprou nada, que não caíram de amores por aquela ou outra peça, que simplesmente receberam como oferta da marca mas que, por lapso, esqueceram-se de comentar tal facto. Ups! Eu não sei quanto a vocês mas a mim irrita-me ser feita de parva. Querem fazer dinheiro com o vosso blog? Óptimo. Querem escrever posts com publicidade? Óptimo, mas por favor, sinalizem que o estão a fazer. 

É engraçado que há dias A Pipoca Mais Doce foi de férias para Cabo Verde, como oferta de uma companhia de viagens e foi altamente criticada no facebook mas, a meu ver, foi sempre sincera desde o princípio, assumiu sem problemas que ia de férias à pala da tal empresa e teve uma atitude totalmente sincera para aqueles que a lêem. Ponto para ela, sem dúvida.

Se querem mesmo que os blogues portugueses sejam levados à sério como os blogues americanos e brasileiros, então meus amigos lamento informar mas ainda há muita estrada a ser percorrida. Para já, para já, falta um pequeno [grande] detalhe: a sinceridade. Sem isso, não vamos a lado nenhum. Nem mesmo na blogosfera. 

P.S: Continuo a afirmar que, à semelhança do que já acontece noutros países, Portugal havia de ter uma lei que regulamentasse isso da publicidade nos blogues. Que as obrigassem a pôr uma tag, uma frase ou qualquer porcaria que sinalizasse naquele post que sim, trata-se de uma publicidade. A ver se este dia chega logo...

SHARE:

57 comentários

  1. E quem fala assim não é gago! Anne, gabo-te a coragem para abordares um tema tão complexo como este, em que ninguém dá a cara e não se fala sobre o assunto... Toda a gente já percebeu que certas bloggers vendem até a mãe para conseguirem mais patrocínio, mais produtos à borla e cagam literalmente para os leitores. Já tinha reparado o fenómeno "rosabotanica":

    http://mini-saia.blogs.sapo.pt/rosabotanica-1776829

    http://www.eutueosmeussapatos.com/2014/02/06/rosabotanica-balenciaga/

    http://www.never-stop-dreaming.com/2014/01/rosabotanica-balenciaga.html

    http://www.glimmerleblonde.com/2014/02/perfumes-os-meus-favoritos.html

    http://sketchbooksix.blogspot.pt/2014/02/a-fragrancia-da-proxima-temporada.html

    É caso para dizer que todas estas miúdas têm o mesmo gosto e, que coincidência, compraram todas o mesmo perfume. Mundo pequenino este! Haja pachorra para as aturar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol essa Mini Saia ainda lá ia há uns anos, depois deixei de ir, de todo, a esse blog, já que se tornou numa montra de produtos, com os seus posts de 3 parágrafos copiados de press-releases...

      Eliminar
    2. sketchbooksix.blogspot.pt -> este blogue enoja!!!! Tanta publicidade que enoja. Posts sem conteúdo, informais...
      A pipoca mais doce pode fazer muita publicidade, mas faz de forma diferente e ate tem posts mais pessoais. Eu gosto bem de a ler!
      Parabéns Anne pela tua coragem em abordar este assunto!!

      Eliminar
    3. Também reparei nesse do perfume em váriosssss blogues.... foi mesmo notório :)

      Eliminar
    4. E as do chá Lipton? Porcaria de marca de chá, ainda para mais.
      Comigo resulta bem, que nem volto ao blog, nem compro a marca

      Eliminar
    5. Pessoas, pessoas... não espetem aqui com os links dos blogues dos outros, este não é um hate blogue, não tenho a intenção de ridicularizar ninguém e não fica bem envergonhar as outras blogues. O post foi escrito sem apontar o dedo a ninguém, cada um com a sua consciência.

      Há diversos blogues que estão pejados de publicidade, de uma ponta à outra e nós, como leitores, só podemos fazer uma coisa: deixar de os ler. Simples ;)

      Eliminar
  2. Tenho recebido alguns " convites" dos quais recusei, tenho a mesma opiniāo que a Anne! Já me tinha questionado ha muito como havia dinheiro para tantas compras, até que recebo alguns desses emails e aí comecei a entender! Sinceridade nāo se compra! Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu recebo convites para abertura de lojas, lançamento de produtos, já fui contactada no sentido de saberem a minha morada para envio de produtos mas não é essa a minha intenção com este blogue, não o levo tão à sério assim. Isto para mim é diversão, não quero compromisso com marca nenhuma, quero ser livre de postar o que quiser, quando quiser. =)

      Eliminar
  3. E é por essas e por outras que venho sempre a este blog , enquanto alguns desses que fazem publicidade escondida vão ficando para trás. Não é só mostrar coisas bonitas e falar bem delas, a sinceridade é o mais importante. E quando vejo mil e uma bloggers a falar maravilhas do mesmo produto, logo quase que tenho a certeza que há publicidade por detrás...e fico seriamente a duvidar se o produto é mesmo bom ou se são "pagas" para o dizer. Lá está, é aquela história que já cá falaste no blog, do facto de pouca gente ter o bom senso de ser sincera sobre um produto recebido de uma marca, mesmo até para dizer que ele é a pior coisinha há face da terra.

    Continua sempre assim Anne ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo da blogger [e aqui abro uma excepção para 3 ou 4], quando leio posts sobre determinadas marcas acabo por pensar como tu: que o produto não vale nada, que estão a ser pagas para tal, que se o produto fosse mesmo bom a marca não andava a enviá-lo para Deus e o mundo, enfim...

      Eliminar
  4. Sinceramente também me chateia. Principalmente quando foi dos soutiens da H&M. Dois posts sobre soutiens todos no mesmo dia? Really?

    Anyway, isso geralmente faz-me procurar por mais blogs para ler. E ultimamente tem sido uma busca dificil.

    Eu não tenho patrocinio nenhum. E até enfio imensos links nos posts...mas jamais vão ver posts copy paste de outro blog ou parceria. Yuck!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, também reparei na lingerie da H&M. Comecei a suspeitar quando vi um post todo pipi, a rasgar elogios à roupa íntima da H&M e com uma montagem de imagens da linha. Pensei logo: hummm mas quem é que se dá ao trabalho de fazer uma montagem a divulgar uma nova colecção que nem é assim nada de especial?

      Passado uns dias, tumbas, lá comecei a ver o mesmo post em TODO o lado. É que nem disfarçam...

      Eliminar
  5. Agora algumas põem "post escrito em parceria com X" em letras pequeninas no final do post...

    Acho que, mesmo assim, se torna aborrecido pelas razões que já disseste. Vemos os mesmos produtos falados nos mesmos blogs e sabemos que apenas os estão a recomendar porque lhes pagaram para tal. Detesto que comecem sempre os posts a criar toda uma ambiance acerca do produto (a Pipoca e a Maria Guedes são peritas nisso), do tipo... chegou o inverno, as noites frias, não há nada como estar no conforto da casa, à lareira, com uma manta, bla bla bla (fotos da casa, da lareira e da manta pelo meio)... a beber uma chávena de Lipton quentinha! BAM! Lá percebemos para que foi aquilo tudo antes :P e lá aparece a foto da chaleira e do chá. É tão estúpido, fazem aquele cenário todo para enganar quem? Quem é que vai a correr comprar Lipton por causa dessa fantochada? A sério, acho mais honesto que nos bombardeiem os intervalos dos programas com anúncios, do que isto. A mim só me faz não querer comprar a marca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas ao menos indicam que o post é patrocinado, nem que seja com uma letra de tamanho 6, mas indicam.

      Para quem está habituado a um certo nicho de blogues, tipo os beauty ou fashion blogs, é chato como tudo estares a ler o mesmo artigo em diversos blogues. Eu gosto de blogues mais pessoais, então a solução que encontrei foi procurar novos blogues com conteúdos que me interessassem mais. Continuo a gostar dos beauty blogs mas agora já só leio bem poucos...

      Essa de montarem um cenário todo coiso, e só lá no quinto ou sexto parágrafo é que percebemos a verdadeira intenção do post, olha... deixa-me doente. A sensação é mesmo de que fomos enganadas, não há outra palavra. E irrita-me.

      Eliminar
  6. LOL diz isso à tua amiguinha Bel, que qualquer dia tem uma overdose de tanta m* da Phyto que mete no cabelo... e depois tem que vir a farmaplatinium buscá-la, enviá-la sem portes mediate apresentação do código "eusouumavendida" e ela fica presa na alfândega, apesar de, na altura, provavelmente já vestir o 32 xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida anonima sem tomates para dar o nome, mas que pelos vistos passa parte do seu precioso tempo no meu Blog para saber qualquer coisa sobre mim, podia lhe responder mas não tenho muito tempo, a minha vida é preenchidissima. Acho que as minhas leitoras, você inclui-se nelas pelos vistos, sabem que o meu blog é independente por isso, como não lhe devo satisfação...

      FALAR MAL DE MIM É FACIL, QUERO VER VESTIR O 34!!!! hahahahahaha 32 seria demais, não acha? Também não me interessa a sua opinião, eu acho que estou otima de 34. ;)

      Beijinho no ombro p recalque passar longe!!!

      Anne excelente post! Adorei e ja divulguei! Beijao

      Eliminar
    2. LOLOLOL Ana Isabel n te vejo desde a faculdade mas continuas A maior!!! Caga nessas invejosas! Toda gente sabe que não precisas ganhar dinheiro em blog...
      Beijinho e continua, eu adoro o teu blog e alegra o meu dia!

      Eliminar
    3. Acho engraçado falam mal mas sabem todos os detalhes do teu blog... hahahahaha A dor de cotovelo é fodida... ai se é...

      Eliminar
    4. Que preguiça Bel, nem responda. O seu blog é muito bom, e como ja referi, se não ganha dinheiro com ele faz muito mal.
      Beijo do Funchal (Ana Paula)

      Eliminar
    5. Anónimo das 16:54,

      Acho que não percebeste a idéia principal do post. Eu não critico quem tem parcerias, como a Bel, como a Guida, como a Perturbaçoes de Amor , como outras tantas... porque confio na opinião delas e acho que é totalmente perceptível que são sinceras naquilo que postam. E além disso, não fazem questão de esconder a publicidade/parceria que têm, assumem-no sem problemas. Não enganam ninguém, pelo contrário, já segui os conselhos delas em determinados produtos e nunca me arrependi.

      Mais especificamente no caso do Blog da Bel, adoro o blog, gosto muito da pessoa por detrás, as dicas que ela dá são incríveis (basta veres os agradecimentos das leitoras dela, no blog ou no face), foi através dela que descobri produtos fantásticos (como o phytopolleine, que já não vivo sem ou a máscara da Senscience, outro amor). Foi através dela que descobri montes de lojas online com preços ridiculamente baratos e onde poupo IMENSO dinheiro todos os meses. Só tenho razões para adorar o blog. E a Bel ;)

      E sim, ela veste o 34 e ARRASA! (quem me dera a mim...)

      Eliminar
    6. A questão aqui não é vestir o 34... é fazer disso o show-off que ela faz ;) 34 também eu e muitas outras gajas vestem e depois? É tão relevante como se vestisse o 36, ou o 38...

      Não é preciso passar muito tempo nesse blog para se aperceber do stock de produtice que vai nesse cabelo e corpo... para depois o resultado final ser apenas "average" ahah. Mérito tem quem é gira e magra naturalmente, sem grandes artifícios e sem precisar, para isso, da linha completa da Phyto e do pack completo de sessões deo velashape (e de mais 23491244234 outras marcas) e que não precisa de falar a todo o tempo do que faz para ficar bem.

      Eliminar
    7. Anónimo, paga lhe as contas ou lavas lhe as cuecas? Então... A inveja é foda mesmo... Deves ser memso muito infeliz...

      Mas é muita giro que sabes tanto sobre a Bel e o blog dela, deves andar todos os dias enfiada no blog dela a invejar que triste isso!

      Filipa F.

      Eliminar
    8. Merito e nascer gira e magra?? Voce tem merda na cabeca??? De certeza... hahahahaha que resposta sem sentido! hahaha "nao, eu nao sou invejosa tambem visto 34, mas isso nem tem importancia!" hahahahaha
      O Blog da Bel é sobre beleza e futilidades, essa é a linha, se nao gosta é muito simples, nao lhe de audiencia! Queria que ela falasse sobre o aborto? Pelo amor de Deus.
      Adoro o trabalho da Bel ela prova que realmente nao existem mulheres feias mas preguiçosas, dou lhe muito valor ao trabalho e em nao ser invejosa (ao contrario de si) e partilhar todos os seus truques de beleza para ser o mulherao que é. E nao falo so fisicamente, eu conheco a Ana Isabel ha anos. Um mulher com tomates, que luta por tudo o que quer, e consegue e isso deixa a a si de cabelos em pe porque deve ser uma frustada da vida que passa a vida em blogs alheios a falar mal...

      Joana

      Eliminar
    9. Adoro como qualquer pessoa que vos chame a atenção do ridículo, em vez de comentar algo tipo "amo este post!!!!! nota 10!" é logo apelidada de invejosa :D sim, pronto, têm razão, tenho imensa inveja e adorava ter, neste momento, o cabelo embebido numa máscara chique qualquer comprada num site estrangeiro com 99% de desconto, que demorasse apenas 3h a ser entregue em minha casa (e sem taxas!) e poder ir ao freeport comprar umas calças tamanho 34 e conjugá-las com um top de uma boutique do Leblon que me foi recomendada pela minha colorista-terapista-calista-depila...cionista!

      Eliminar
    10. se é ridiculo porque o le? de fio a pavio pelos vistos... ;) amor/odio?
      tenha um bom dia, eu vou trabalhar coisa que pelo vistos voce nao faz.
      Anne, claro que adorei o teu post (foi ate a Bel que o divulgou no FB dela)

      Eliminar
    11. Gente o que para aqui vai...
      Anonimo que não gosta do meu blog, tem mais do que o direito de expressar a sua opinião, claro! Agora uma coisa são as criticas construtivas, outras, as chamadas destrutivas, para as quais nem ligo. E pior, acusar me de fazer publicidade já é mais grave visto que é falso, o blog não me dá dinheiro e é 100% independente.
      E eu so lhe tenho a agradecer ter falado de mim aqui, recebi varios emails de bloguetes a contarem o sucedido e que demostraram muito carinho por mim o que me deixa muito feliz, e de novas leitoras que souberam de mim pelo seu comentário. Até agora a minha maior publicidade foi você! :)
      Beijocas e uma semana abençoada e de muita alegria, afinal o carnaval está ai!!!!

      Eliminar
    12. Aplaudi em pé a educação e elegância da sua resposta Bel. Chapada de luva branca é so para quem pode!!! Arrasou.

      Eliminar
    13. As vezes ignorar é o mesmo o melhor remedio, "os cães ladram mas a caravana passa", "vozes de burro não chegam aos ceus" e a verdade vem sempre ao de cima! Mas a tua resposta foi excelente Bel! Não sei se a anonima veste 34 mas como psicologa que sou algo me diz que ela desejava ter alguma coisa que a Bel tem... Sera o namorado? A vida na cidade maravilhosa? Ou coisas mais simples como esse sorriso estampado no rosto e essa boa disposição? ;)

      Eliminar
  7. (Anne acho que mandei um comentário sem sentido, sem querer. apareceu-me a mensagem de aprovação e nem eu dei conta que tinha comentado x) Ignora, sou eu e a minha azelhice!)

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo. Avisar que é publicidade ou fazer parcerias onde se estabelece desde o primeiro contacto que o review será dado com toda a sinceridade...a isso, se chama respeito. Simples! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, no fundo é tudo uma questão de respeito e honestidade com quem nos lê. Não custa nada pôr uma tag, por mais pequena que seja, a dizer "publicidade", por exemplo. Não caiem os parentes na lama. E fica muito mais bonito ;)

      Eliminar
  9. Por acaso hoje quando vi o post do kimono, pensei , mas isto lá é assunto para post??!! vale pelas fotos que estão giras

    ResponderEliminar
  10. Tal como a Cocó há uns dias com a história dos colchões Ikea. Por amor de Deus, mas será que ninguém percebeu que aquilo era pura publicidade? Quem diz colchões diz Phytos, Caudalies, Boticarios, Sisleys, Guerlains e afins. Sempre que vejo um post com uma destas marcas fecho a página, já sei que é publicidade que ali vem e, definitivamente, não estou para comer com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, outro como eu, é que pensei logo :D
      "Que maravilha de colchão, dormimos todos tão bem e que óptimo atendimento bla bla bla Voltei da viagem para o meu bom colchão" + hiperligação para a página da loja, que a cóco não tem tempo para se coçar (como já li por lá), mas depois toca a escrever posts tão descritivos sobre um assunto tão banal, como se não fosse publicidade. E a enfiar os links como quem não quer a coisa no meio do texto, só para facilitar a vida aos leitores. Ceeeerto.

      Eliminar
    2. É verdade, às vezes há bloggers que esticam-se um bocado no "faz de conta" e cria toooda uma circunstância para justificar o facto de escreverem um post sobre determinado artigo. No caso da Cocó, apesar de ter topado a publicidade dos colchões, gosto tanto do blog dela, daquilo que escreve, da essência em si.. que nem levei a mal. Ok, era mais bonito se identificasse o post como sendo "publicidade" mas...

      Eliminar
    3. Eu também gosto do que a Cocó escreve mas isso não me impede de levar a mal, enquanto sua leitora, os posts que topo serem publicidade encapotada. Acho de uma profunda falta de respeito e consideração para com os leitores. Leio blogs pela partilha que é suposto eles transmitirem, não para estar a comer com publicidade encapotada. Que tenham a seriedade de identificar os posts como sendo publicitários - à semelhança de qualquer revista - e aí só lê quem quer. Para mim as opiniões decorrentes desses posts valem ZERO.

      Eliminar
  11. Anne, adorei mas a pipoca publica muita coisa e nao identifica como publicidade. Ela poe "post feito em parceria com x" em letras mininas e é OBRIGADA pela lei do consumidor a colocar que é publicidade. Qualquer dia aparece lhe uma notificaçao judicial como aconteceu as bloggers no Brasil.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso sempre que leio post de parcerias da Pipoca, vejo sempre a frase final que indica que post foi escrito em parceria com a empresa X. E acho que ela faz muito bem, sendo ela jornalista e percebendo disto da publicidade, faz todo o sentido que dê o exemplo. Talvez os posts mais antigos não tenham a tal indicação da publicidade, mas desde o inicio deste ano que tenho sempre visto por lá a indicação. E gosto da atitude. Beijinho:*

      Eliminar
  12. Nossa o Blog da Bel salvou meu cabelo mais se não gostam não vão lá! Acabei de ver esse post aqui no Face dela...

    Aqui teve blogueira processada por publicidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blog dela é óptimo, sempre com dicas fantásticas para o cabelo. O meu cabelo cresceu imenso depois que comecei a usar o Phytopolleine que ela indicou. Adoro a Bel!

      Eliminar
  13. Eu tambem vi no FB do blog da bel este post, esta muito bem escrito, de outra forma nem a bel o indicaria. E quem nao gosta do blog da bel tem bom remedio, nao lhe deem IBOPE! Eu gosto muito do blog dela, escreve muito bem, as dicas dela sao sinceras, pelo menos comigo funcionaram tal e qual como ela disse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Natália, que não gosta do blog que deixe de o visitar. Eu sou fã do blog, das dicas, dos produtos... nunca me decepcionei com nada que comprei por "ter visto no blog da Bel". =)

      Eliminar
  14. A Pipoca é so publicidade e é obrigada a identifica la. Mas so quem e muito burro e que nao ve que aquilo e publicidade a toda hora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho sempre reparado que a Pipoca identifica os posts como sendo publicidade, há sempre uma frase no final que indica "post escrito em parceria com a empresa X". E acho louvável a atitude.

      Eliminar
  15. Não me choca a publicidade em blogues (devidamente remunerada que isto de trabalhar para aquecer já era...). Mas choca-me que a mesma não esteja identificada. Depois vemos textos praticamente iguais em vários blogues, a divulgar um produto, como se se tivessem lembrado todos ao mesmo tempo que aquela é a ultima Coca-Cola do deserto. Dessa publicidade camuflada não gosto. E isso fez-me deixar de seguir vários blogues. Tão simples como isso.

    ResponderEliminar
  16. Concordo em absoluto com o teu post.
    A proliferação de posts iguais, no mesmo dia, na mesma semana, para mim tira a credibilidade ao produto publicitado. Leio o primeiro post com a maior das atenções, mais uma olhadela e vejo-o estampado em muitos outros blogs e na hora sinto-me enganada e com a sensação que perdi tempo a ler algo fabricado.

    É tudo uma questão de assumir. Assumir que é publicidade. Assumir uma opinião sincera sobre as coisas, se fizer sentido, pois depende e muito do produto, do serviço, whatever.

    Beijinhos Anne, continua assim :*

    ResponderEliminar
  17. dentro dos beauty blogues mais antigos tens muita dessa publicidade encapotada como dizes e mesmo a guida que sabe, que dizes confiar da palavra, já escreveu sobre essa coisa da transparencia e que não tem qualquer tipo de vontade de pôr rodapé nenhum no blogue ou coisa e se vais lá, 90% do que é postado foi dado que todo o mundo sabe e alem que ela é contra borlas e aquilo é o emprego dela, palavras da mesma. depois tens também a mantinha a fazer resenhas de produtos assim que os ganha e isso não dá grande confiança na palavra dela. quem diz elas diz muitas outras. qualquer dia deixo de ler blogues e pronto

    ResponderEliminar
  18. Anne, em parceria é uma coisa. Publicidade é outra. São coisas completamente diferentes tanto a nivel juridico como no mundo da publicidade.

    beijo e gosto muito do teu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode explicar a diferença? obrigada.

      Eliminar
  19. E a pipoca que falou do Manzarra no seu blog! Acho que quer ser convidada para o programa dele de Domingo à noite! Olhem bem o que vos digo
    Fiz um comentário no blog dela, não aceitou! Aquela só aceita o que lhe bem apetece, consoante o interesse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True story. Uma vez, na mesma semana, a Maria Guedes e o Arrumadinho fizeram posts a dizer o quanto gostavam de ir às compras ao dolce vita tejo (e não puseram essa referência de "parceria com"). Comentei no blog do Arrumadinho a dizer que era tão óbvio que ele tinha sido pago para escrever aquilo e ele não aceitou :P

      Eliminar
    2. A Cocó também participou nessa campanha do Dolce Vita, criou um enredo que tinha lá ido com a mãe comprar um presente e aproveitou para descrever que lojas tinha o centro comercial em questão. Tal e qual como o Arrumadinho. Só por aí se vê que umas das directrizes que eles tinham que cumprir era a de dizer os nomes de x lojas.

      Eliminar
    3. O que eu me pergunto é: as marcas ainda acham que isto resulta? Será que somos só nós, umas poucas, que nos apercebemos do enredo e temos a sensação oposta da pretendida? Será que para a maioria do público isto resulta mesmo e as marcas vêem que tiveram retorno desta publicidade encapotada? Algum especialista em marketing que venha aqui explicar isto, que eu não percebo :P

      Eliminar
  20. Estou a adorar o teu blog, ja ganhas te uma seguidora. Se quizeres me visitar es bem vinda e claro se gostares estas livre de se me seguir tambem.
    Beijinho de Toronto
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig