25 fevereiro 2014

Das palavras que poderiam ser minhas #5

[Por motivos diversos, nos últimos tempos estive numa posição incômoda: alguns posts meus ganhavam comentários ofensivos a outras pessoas. Não que eu fique totalmente de boa quando esse tipo de comentário é dirigido a mim, mas ver pessoas queridas, conhecidas e amigos próximos tendo que lidar com palavras que os deixam pra baixo, é mil vezes pior do que ter que lidar com uma pessoa grossa que se acha no direito de falar o que quer sobre mim mesma.

Mas depois de um comentário que me deixou completamente atordoada me sinto na obrigação de vir até aqui falar o que todo mundo deveria saber, mas aparentemente não é o caso: Você NÃO tem o direito de falar o que quiser para as pessoas. Isso só é aceitável se a sua idade for igual ou abaixo dos 10 anos, o que acredito não ser o caso do meu público. Sim, porque sendo uma criança, você vai poder falar besteiras e matar a sua mãe de vergonha na frente de alguns amigos, mas depois de adulto, não.

Não, porque você deveria ter recebido educação e entendido que existem limites pra tudo, até pra ‘sinceridade’. Você não chega num elevador, dá de cara com uma pessoa e diz “Putz, seu nariz é horroroso, deveria fazer uma plástica”. Ou fala? Porque é exatamente isso que você faz quando solta pra blogueira um “Nossa, você engordou hein”. Uma tremenda de uma grosseria, uma atitude que é totalmente condenada na vida ‘real’ mas por algum motivo inventaram que tá ok ser tosco online. Não está!!

Não é porque as pessoas se expõem em fotos, textos, videos ou o que for que você ganha passe livre pra soltar asneiras online. Não, a blogueira não tem que ‘aguentar críticas já que vive da sua imagem’, porque ‘feio’ não é crítica, é julgamento. Não gostar do look, da make, do video, e dizer “não gostei, achei que ficou desproporcional/curto demais/o sapato não combinou” é ok. É uma crítica e acho que quem está publicando espera isso e pode inclusive aprender com esse retorno do público, é o que acontece comigo. Falar “você tá bizarra”, não. Entendem a diferença? Eu acho muito clara, mas pelo que ando lendo por aí, é necessário explicar.] 

Hoje a Lú Ferreira tirou-me as palavras da boca, com um texto que resume bem o que eu penso sobre o assunto. Nos últimos dois dias este blog tem sido bombardeado com comentários anónimos (seeempre eles, claro) super ofensivos à outras bloggers, alguns com links, outros com detalhes sobre a vida pessoal destas bloggers. Meus amigos, lá porque eu não modero os comentários isso não significa que isto aqui é a casa da mãe Joana. Lamento, mas estes comentários foram apagados. E tive mesmo que proibir novos comentários naquele post porque foi uma rebaldaria. Estou seriamente tentada a mudar o nome deste blog para "creche da tia Lulu", porque por vezes acho mesmo que estou com a lidar com crianças de 5 anos (isto para não dizer que, a serem adultos, são tão mal formados que até tenho pena...).
Vamos ser mais educados? Não custa assim muito e a blogosfera agradece.

P.S: Felizmente, este post é dirigido à uma pequena [pequeníssima] parte dos leitores deste blog porque a esmagadora maioria sabe estar, sabe comentar e, mais importante, sabe como criticar. Ainda bem que vocês são a maioria. =)

SHARE:

4 comentários

  1. Comentário condensado :) lool

    Olá Anne, só agora tive a possibilidade de ver o festival de comentários no post anterior, mas eu tal como tu concordo e detesto posts tão enganosos com publicidade tão descarada.

    Não fazendo qualquer publicidade, já me tinha lembrado de perguntar :) De uma Vaidosa para uma vaidosa :) ( e não somos todas ? eheheh ).

    Conheces a Caudalie, marca de fármácia.. eu adoro, experimentei por acaso e fiquei fã, adoro este óleo de corpo, cara e cabelos, mas principalmente para o corpo :
    http://pt.caudalie.com/produtos-best-sellers/gamas/divine-collection/oleo-divino.html
    e o perfume que é maravilhoso :
    http://pt.caudalie.com/produtos-best-sellers/gamas/eaux-fraiches/agua-fresca-the-des-vignes.html

    Nas farmácias costumam ter testers, experimenta, eu adoro :)

    Muitos parabéns pelo noivado recente e pelo lindo pedido, Muitas felicidades e que tenhas um dia de sonho no teu casamento e....

    ( eu bem disse que era um comentário denso lol ) posta novidades do teu Rio que deve estar Lindo, adoro saber novidades dele ;)

    Beijinho grande,

    Cláudia Mascote

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anne, já conhece esta marca que falo acima..., a Caudalie, falei no perfume e no óleo e esqueci-me de uma vela que eles vendem ( não muito barata ) mas que tem um cheiroso maravilhoso, lembrei-me que recentemente foi a Paris, eu conheci esta marca de presente no Natal, mas se eu tivesse ido a França ( a marca é francesa ) acho que vinha cheia de Caudalies eheheh

      Beijinho e um Bom fim de semana para si

      Eliminar
  2. Olá Anne, também eu pela curiosidade fui ver os comentários da polémica!! Bem em relação as publicidades sem dúvida que quando percebo que mais do que um blog fala da mesma coisa que é publicidade obvia!! A dos colchões até deu vontade de rir (atenção,mas eu gosto o blog e a autora) Falavam também por aqui no blog da Bel, que não conhecia, menina fiquei fã !! Adoro tantas dicas sobre cabelos!! Se achava que a Anne era mestre a Bel é rainha!! :) Obrigado a quem mencionou nos comentários. Anne desculpe comentar em anónimo mas percebo pouco disto, gosto de a ler, ponto. E outros blogs també. Mas essa coisa de seguir etc etc ainda nao percebi como funciona lol

    ResponderEliminar
  3. Eu fico "parva" quando vejo certos tipos de comentários… É que não me passa pela cabeça como é que as pessoas podem ser tão más. E como tu dizes é sempre em anónimo, pq não dar a cara e dizer o que se pensa?
    Mas pronto, pode ser que com este teu pos´t as coisas mudem.

    Um beijinho**

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig