23 junho 2014

Ah, as alianças...

... faltam pouco mais de 2 meses e aliança que é bom, nem vê-la. Os padrinhos já estão enlouquecidos porque já corremos várias ourivesarias e não conseguimos escolher. Ainda. E eu sei que isto é coisinha para estar encomendada e para demorar semanas até ficar pronta, eu sei. Mas é uma peça que vou usar [espero eu] a vida toda, quero que seja uma coisa clássica, que nunca saia de moda, que eu adore ver nas mãos, basicamente, não quero comprar nenhuma aliança modernaça no 'calor do momento' e daqui a dois meses olhar para a mão e dizer: oh, acho que enjoei, não gosto mais.

Para já, não gosto de ouro amarelo. Não gosto, pronto. Acho piroso, acho 'aciganado' (nada contra os ciganos, atenção), não gosto. Sempre que posso escolher, opto por ouro branco ou prata. O anel de noivado é em ouro branco, o anel de formatura também, todos os anéis importantes da minha vida são em ouro branco. Mas no caso das alianças, experimentamos várias em ouro branco e... não. Não gosto de ver, não consigo associar uma aliança prateada a um casamento, sorry! Dá sempre aquele ar de namoro, de 'anel de compromisso' (e no fundo é isso mesmo mas) e decidi experimentar as alianças em ouro amarelo. Pronto, adorei todas.

Felizmente no que toca à joias nós temos gostos parecidos, portanto, acabamos por gostar dos mesmos modelos. Estamos entre esses dois:

 Meia-cana extra amendoada, de 3 ou 4mm (detesto alianças muito grossas, que tapam quase a falange dos dedos), em ouro amarelo, polido e 19k (para mim, ouro só é ouro se for acima dos 18k).

Ou esta, plana amendoada, de 4mm, em ouro amarelo polido de 19k.

Se por um lado adoro o primeiro modelo, clássico, elegante, que nunca sairá de moda... por outro lado o segundo modelo é mais inovador, mais quadradinho e modernaço, não deixando de ser simples, como nós gostamos. Que dúvida, pessoas!

Gosto das duas, não consigo escolher. E para complicar ainda mais, a vendedora (queriiiida) pergunta-me: "e na aliança da noiva, vai querer o diamante?". Ai, pronto. Eu sei lá! Como ela não tinha nenhuma com a pedrinha para mostrar (e eu sou pessoa que tenho mesmo que ver antes de encomendar), ficamos de lá voltar na sexta à noite. *wish me luck*

P.S: E o precinho que nos pedem por dois míseros anéis em ouro? Valha-me Deus! Se eu já achei caro quando me disseram "são 500€", quando soube esse era o valor 'de cada uma' ia-me mandando para o chão. Mil euros por dois anéis? Já estive mais longe de comprar ouro em segunda-mão, mandar derreter e fazer as alianças, xiça.

SHARE:

21 comentários

  1. eu ia pela segunda ;) a primeira é muito mainstream!

    ResponderEliminar
  2. Em relaçao ao ouro, nao é bem bem assim :)
    É verdade que o 19Klts tem mais percentagem de ouro, mas a durabilidade pode ser menor, pois o ouro é um metal mole :)

    ResponderEliminar
  3. Eu optava pela primeira... é um clássico perfeito!

    ResponderEliminar
  4. e eu gosto da clássica, primeira! mas se calhar com pedrinha fica melhor a segunda! Boa sorte na escolha! Né por nada, mas acho que há alianças mais baratas, sei que são caras, mas 500e cada acho muito, mas depende da loja onde estás a comprar e da espessura, claro! Aqui nas montras das ourivesarias em Moura pelo que vi, 500e pelas duas já seria abuso! Mas em lisboa é tudo mais caro...

    ResponderEliminar
  5. Olá Anne! Eu também acho 500eur por cada uma um valor exagerado p a minha carteira. Não leves a mal esta pergunta, deve-se ao facto de tu e o teu namorado também acharem caro, mas quando mostraste o teu anel de noivado da Tiffany's, fui ao link e o preço era de milhares de euros. Foi assiiiim mesmo, tãooooo caro?Terei visto bem? Felicidades aos dois!

    ResponderEliminar
  6. Se dúvidas houvessem ainda sobre o teu nível de parolice, estas ficaram totalmente dissipadas quando mencionaste "anel de formatura" lol. Adorava ver a tua figurinha (triste) a fazer inventários na clínica com o cachucho de Biologia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu bem, na cultura brasileira (onde vivi desde que nasci até fazer 17 anos), é absolutamente normal ter uma festa de formatura, um anel de formatura, assim como um baile de debutantes quando a menina faz 15 anos (a famosa festa de 15 anos) bem como, adivinha? Um anel de 15 anos, uau, as coisas que te ensino aqui no blog.

      Se uns consideram parolice? Talvez. Para quem nunca viveu numa cultura diferente da portuguesa, talvez seja uma parolice pegada. Que tal expandir os teus horizontes e perceber que há mais vida para além do teu próprio umbiguinho? =) (já que gostas tanto de smiles...)

      Eliminar
    2. cá em Portugal tb existe os anéis de curso, são bastante comuns x]

      Eliminar
    3. Na "cultura portuguesa" também há imensa gente a dar importância ao "anel de curso" (equivalente ao anel de formatura) e imensa gente que o compra e o usa... e isso não faz com que essa tradição seja menos parolice e uma maneira de as pessoas em causa se sentirem superiores só porque tiraram um curso (quem não tira, hoje em dia) e são doutores e agora podem exibir um cachucho para lá de foleiro para toda a gente ver :)

      Eliminar
    4. Desculpe mas... parolice porquê? "e uma maneira de as pessoas em causa se sentirem superiores só porque tiraram um curso" oi?! Usar um anel para ti é o mesmo que pespegar na testa: "iei! sou um doutor, acabei um curso, curvem-se todos aos meus pés". A sério que pensas assim? Que tristeza...

      Pois eu tenho anel de formatura quando entrei para o 1º ano (no Brasil entramos para o colégio com 3 anos, temos várias "classes" até fazermos a 'formatura' e irmos para o 1º ano propriamente dito), tenho o anel de formatura quando passei para o 5º ano (outra etapa), tenho o anel de quando terminei o secundário e tenho o anel de curso. Na minha família, é uma tradição que eu, particularmente, acho linda. Não é questão de exibir um cachucho (até porque, com 7 anos, ninguém exibe nada) mas sim uma questão de história, de percurso... de costumes.

      São gostos, eu adoro tudo que seja ligado à tradição académica: adoro a capa, o traje, a queima das fitas e lamento se achas uma foleirice. Foleiro, para mim, é vir TODOS os dias para um blog que, pelos vistos, detestas... e deixar comentários que não lembram a ninguém. Foleiro mais foleiro não há :)

      Eliminar
  7. Olá Anne, aguardava por este post, até porque eu também estou tão indecisa, 500 euros cada também acho muito.. são caras mesmo, gosto muito da segunda. E o Ouro Rosa, ponderaste ? Nunca vi em aliança, deve ficar lindo.. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. O preço das alianças tem a ver com o peso e a espessura da aliança!!Não ser de Moura ou Lisboa!!??? A cotação do Ouro é que vale e como se sabe está em alta!!

    ResponderEliminar
  9. Eu, pessoalmente, prefiro a segunda! :)

    ResponderEliminar
  10. Eu prefiro a primeira até porque é basicamente igual à minha lol É clássica, é fina (3mm de largura), e eu que não sou muito de andar com anéis, gosto de andar com esta aliança. E o melhor de tudo é que é abaulada por dentro, é super hiper mega confortável! Quanto ao preço, tivemos sorte que há quatro anos atrás o preço do ouro estava mais baixo e lembro-me que não foram muito caras...

    ResponderEliminar
  11. A primeira!
    Porque é igual à minha.Nunca passa de moda!No próximo dia 23 de Dezembro faz 25 anos.Bodas de Prata!
    Beijinho e Felicidades Mil

    ResponderEliminar
  12. A primeira sem dúvida.
    Mas o preço está exagerado. Casei recentemente e vi várias e pelo que me parece +/- 600,00€ pelas duas seria o preço justo. Mas sou do norte, mais precisamente da terra da filigrana, talvez os preços sejam melhores.

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Quando escolhemos as alianças foi o mesmo drama, optamos por escolher as 2! Já as tenho à 2 anos, e as duas alianças também foram assim caras mas são para a vida.
    Não escolhi com brilhante porque uma amiga tinha e passava a vida com a aliança na ourivesaria para colocar o brilhante.

    E quando te perguntarem se queres a gravação do nome com a vossa caligrafia! Outra indecisão!

    Vânia

    ResponderEliminar
  14. Hoje andei a ler sobre isto (http://onossocasamento.pt/forum/aliancas-metade-preco?page=1)e vi que se mandares fazer a aliança num ourives pode ficar por metade do preço comparando com o que é vendido em lojas.. até tinham lá contactos de ourives de confiança da zona de Lisboa.

    Boa SORTE! E muitas FELICIDADES!

    ResponderEliminar
  15. Olá Anne,

    casei há quase dois meses e a minha aliança é muito idêntica à tua segunda opção. Escolhi pelos mesmos argumentos que tu apresentas e, tanto eu como o meu marido já nos arrependemos por uma razão: o formato da aliança (com mais superfície plana) faz com que seja muito mais susceptível a pequenos riscos. Se pudesse voltar atrás escolhia, sem dúvida alguma, o modelo clássico e intemporal. E nunca vais olhar para ela como "apenas" mais uma aliança igual a muitas outras porque é a "tua" aliança, logo é única.

    Beijinhos e felicidades

    Lu

    ResponderEliminar
  16. Modelo classico! Eu se pudesse era esse que tinha escolhido mas nao condiz com o meu de noivado (aqui usa-se sempre junto). Ainda suspiro quando vejo uma. Fica tao elegante na mao. Boa sorte:)

    ResponderEliminar
  17. Olá Anne,
    Acho a 1ª mais bonita. É um classico!
    Atenção a essa moda de colocar um brilhante na aliança.... acho que te vais cansar!
    Boa escolha!
    Cláudia F.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig