01 junho 2014

Das refeições 'gourmet'


Há bocado o M. mostrou-me esse vídeo e eu desmanchei-me a rir.  Fez-me lembrar de um casamento a que fui [da família paterna do M. que é um bocadinho a atirar para o snob] e o prato de peixe era qualquer coisa como:  "salmão em papelote de ervas em molho aveludado de amêndoas em cama de legumes gratinados em óleo e alho". Só de escrever já fiquei cansada. Não queremos nada destas coisas no nosso casamento, queremos boa comida, nomes simples e que seja muito bem servida, que o pessoal cá por estas bandas não se fica por uma azeitona embrulhada numa folha de alface frisada dos Açores.

E este vídeo reflecte exactamente o que eu penso deste tipo de comida 'fina'. Uma vez, no início deste ano, quis experimentar um restaurante todo XPTO onde reservamos mesa com mais de um mês de antecedência porque nunca havia vagas antes. A comida foi uma decepção, saímos de lá e terminamos a noite no McDonalds a enfardar hambúrgueres de três euros. Não temos um paladar requintado, é o que é.

SHARE:

14 comentários

  1. Pois nota-se que n tens paladar requintado... Porque os catering das quintas são péssimos... Nunca na vida iria fazer esta escolha para o meu casamento.
    Gastas tanto dinheiro em coisas supérfluas e sem nexo para o casamento e depois poupas no essencial e mais memorável.
    Eu casei no centro cultural de Cascais, e mais do que o espaço que unicamente é original, o jantar foi feito por um chef a serio e a comida foi memoravel, passado 2,5 os meus convidados aindam falam da refeição, e n era pouca comida, gourmet n quer dizer pouca comida no prato.
    Pensa lá, nos casamentos que foste lembras-te da refeição? Ou lembras-te só que era bom ou que era mau?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Anne nem disse no post qual seria a escolha dela, só disse que não seriam coisas tipo aquela "salmão em papelote de ervas em molho aveludado de amêndoas em cama de legumes gratinados em óleo e alho"...
      Pode muito bem escolher algo bom, que não seja "gourmet" e ser muito bom... eu cá adoro um belo bitoque, ou um arrozinho de marisco. Era menina para ter disso no meu casamento, e sinceramente? Estaria a lixar-me se era para pessoas de gosto "requintado"... como se isso fosse uma caracteristica positiva ou não.
      São gostos! =)

      Eliminar
    2. Estava mesmo à espera que fosses uma tia de Cascais com este palavreado. Deves ter muito a ver com o sítio onde ela gasta o dinheiro do casamento.

      Eliminar
    3. Rita, são escolhas (como em tudo nesta vida). Eu AMO comida simples, caseira, sem essas paneleirices das “camas de legumes”, dos chefs com estrela Michelin… é o tipo de coisa que não me enche os olhos e sou muito feliz por não ter um paladar tão requintado como o da Rita.
      Quanto aos caterings das quintas serem péssimos, bom, eu não andei a correr todas as quintas por esse Portugal afora e das 9 quintas que visitei, algumas realmente deixaram a desejar. Por isso demorei tanto tempo a escolher a minha quinta (quase três meses de procura) porque não me contento com pouco e se é para pagar o balúrdio que me pedem por cabeça, então o mínimo que exijo é que haja comida à farta e sempre bem confeccionada. Posso dizer-te não conheço uma só pessoa que tenha ido à um casamento na ‘minha’ quinta e que não tenha gostado e as opiniões na internet são as melhores. Depois de ter experimentado o serviço de catering deles no casamento da minha mãe, mais feliz fiquei com a minha escolha: são mesmo excelentes!
      Sobre a parte do “gastas tanto dinheiro em coisas supérfluas e sem nexo para o casamento e depois poupas no essencial e mais memorável”, isso é algo que unicamente cabe a mim e ao meu noivo, são escolhas muito pessoais e o que é sem nexo para ti, pode ser essencial para mim, já pensaste nisso?

      Eliminar
  2. Não se pode generalizar. Um dos meus restaurantes preferidos é de comida gourmet/"fina" e os pratos são maravilhosos. Para além da comida maravilhosa, o pessoal é muito simpático e todo o ambiente é espetacular. Fica mesmo á frente da praia dos pescadores no Algarve. Mas também já tive experiências más em outros restaurantes. É como tudo. Também já fui comer uma francesinha a um restaurante super simples na Ribeira e fui mal servida como tudo por exemplo. Não se trata de paladar requintado, ou a comida é boa ou não é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há bons restaurantes do tipo 'gourmet', mas a experiência que tive não foi lá muito positiva e pelo dinheiro que lá deixei, fiquei com medo de arriscar novamente mas acredito que existam bons sítios para se comer refeições gourmet. E sim, é como tudo na vida: mau serviço existe em todo o lado, nos restaurantes com 3 estrelas e nos McDonalds desta vida. Só achei piada ao vídeo e lembrou-me logo da minha experiência sensorial 'gourmet' LOL

      Eliminar
  3. Muito Bom, parti-me a rir, mas acho que ele ao contrário dela tava a gostar ahahahah, o fim também tá muito bom, dos pedidos na cozinha, depois de ver isto, acho que vou pedir uma Pizza :D

    Beijinhos Anne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahah é, o vídeo está muito bem conseguido mesmo, desmanchei-me a rir porque acho que toda a gente já deve ter passado pela 'decepção' de receber um prato com uns molhos esquisitos e duas azeitoninhas. Mas atenção, são azeitonas gourmet! :P

      Eliminar
  4. LOL é o mesmo problema por aqui, não consigo ver de que maneira um prato com uma fatia de carne, duas rodelas de cebola e uma ervilha faz uma "refeição".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para quem gosta de comer à sério, é um bocadinho difícil ficar satisfeita com uma azeitona numa cama de alface, por mais gourmet que seja ehehe.

      Eliminar
  5. Eu também não acho muita piada quando aparece uma descrição toda aveludada, em camas não sei das quantas, mais espuma de batata e vai-se a ver é um prato completamente banal. Eu também não fico satisfeita com um camarão em cima de uma alface. Eu gosto de boa comida mas em quantidade suficiente para não ficar com a barriga a roncar... O que me chateia são os comentadores que acham que a comida gourmet é a melhor do mundo e que não gosta é um "parolo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, o chato são os fiéis seguidores que olham-te de cima e baixo enquanto murmuram: "pufff, não sabes o que é boa comida, ó parola!". Mais do que os pratos super decorados com 50g de comida... o que realmente chateia são os especialistas no assunto. Uii!

      Eliminar
  6. Bem quando vi o vídeo desmanchei-me a rir! E quando ele lhe dá um estalo para sentir o sabor? Demais :D

    ResponderEliminar
  7. O pior dos pratos gorjeta é q tens 1 azeitona, 1 colher de feijão frade e umas 5 raspas de cenoura... e ficas a pensar q com 1 colher de sopa comes td de 1 vez mas como n é fino....
    Eu já casei a 10 anos e ainda hoje os meus convidados falam da comida, dos marcadores de mesa q "gamaram" no fim do casamento e q marcam presença na casa de cada um, tal como na quinta e na sua decoração.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig