22 março 2015

Eu já sabia que era sol de pouca dura:

Lembram-se disto? Pois bem, quase dois meses depois, a pobre planta está por um fio. Não sei o que se passou entretanto, juro que tenho feito tudo direitinho, ponho água de 5 em 5 dias (até meto um lembrete no iPad para não me esquecer, vejam só), deixo-a ao sol de manhã, troquei-lhe o vaso por um maior, mudei a terra para uma toda xpto, com adubo, com isto e com aquilo. E a filha da mãe está assim, caída, murchinha e começando a amarelar.

Eu bem disse que não tinha jeito pra cuidar de plantas, mas o marido não acreditou... Agora estou aqui a pensar se a coitada ainda tem recuperação ou se entretanto entrou por um caminho sem volta. E toda a gente me diz que esta é uma planta super fácil de cuidar (ahahah deixa-me rir) o que me torna ainda mais incapaz visto que nem desta planta 'pouco exigente' eu consegui cuidar. Estou triste, confesso. Acho que fiz tudo certo e no entanto, temos uma plantinha quase finada. É isto a minha vida =S


Como a coisa não está famosa e eu gosto mesmo de ter flores e plantas em casa, aproveitei a recente ida ao Freeport para comprar as flores artificiais d'A Loja do Gato Preto e Espaço Casa (ambas com 60% de desconto). Um must! Fiz pequenos arranjos e espalhei-os por toda a casa. Apesar destas flores serem artificiais, são muito bem feitas e suaves ao toque, não é daquelas imitações rascas dos chineses, naquelas cores brilhantes e tecidos mal amanhados. Claro, não são flores da SIA (essas sim, perfeitíssimas) mas serviram ao propósito.

Mas voltando ao assunto inicial... acham que a minha plantinha tem recuperação ou nem por isso? Só vos digo isso: se a coitada falece, nunca mais volto a gastar dinheiro em plantas de verdade. Vai ser tudo de plástico para não ter mais chatices (e frustrações, já agora).

SHARE:

19 comentários

  1. Eu até consigo acabar com as canas de bambú. Dizem que são eternas......dizem, mas cá em casa não são :(

    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Anne!
    Não sei se te consigo ajudar, porque as plantas cá em casa tb n duram nada...
    As orquideas nunca voltam a florescer e eu gosto tanto :(
    Vê se a terra está humida. O vaso tem buraco em baixo?
    Se a terra estiver seca e o vaso tiver buraco poe o vaso "de molho" para a plantinha beber a agua que lhe apeteça.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segredo das orquideas é planta-las num vaso transparente com as raizes à mostra e em vez de regar, utilizar um borrifador de água, porque são muito sensíveis. E adubo do bom, próprip para orquídeas. :)

      Eliminar
    2. Podes comprar também umas vitaminas para meteres na terra

      Eliminar
  3. Deves estar a regar demais..rega apenas quando vires que a terra está seca e tenta que não fique ao sol directo durante muitas horas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Anne, a planta nem está assim tão má! :p Tenho uma parecida há 4 anos e tá aí para as curvas. Nas plantas temos de ir com intuição... Acho que colocares água de 5 em 5 dias deve ser muito (eu se meter 2x por mês é muito). São plantas de países quentes e nesta altura n querem muita água. :) de resto, muito sol e muita conversa (sim, estilo louca mesmo!), adubo e passar um pano nas folhas com óleo de amêndoas doces. :p Beijo e não desistas! :)

    ResponderEliminar
  5. O vaso continua a ser muito pequeno. Tenta meter na varanda

    ResponderEliminar
  6. Como alguém disse com as plantas o melhor é mesmo ir pela intuição, isso e os cuidados básicos, regar quando vês que a terra está seca (dá para perceber olhando apenas para a cor da terra), não mudar muito a planta de sítio (também fazia esse erro ao início, achando que ajudava, mas não - as plantas precisam de estar sempre no mesmo sítio e se o local for adequado, serão lindas e felizes, por algum motivo as plantas têm raízes!), ter um vaso de tamanho adequado (acho que esse é demasiado pequeno e cheira-me que não deve ter os buraquinhos em baixo para escoar o excesso de água!). Eu adoro ter a casa cheia de flores e como ainda sou principiante, lá vou fazendo os meus disparates, mas com a prática uma pessoa aprende, hoje em dia até estacas já consegui plantar com sucesso! Tenho a certeza que com um pouco mais de carinho e dedicação a tua plantinha vai voltar à vida (eu recomendaria trocar o vaso por um maior, regular a rega pela humidade aparente da terra, escolher um sítio para a planta e deixá-la aí). Plantas artificiais é que não, detesto, coisas dessas não entram em minha casa, acho que só dão azar e são um insulto às flores verdadeiras e bonitas!

    ResponderEliminar
  7. Como eu percebo.. O maridaço chama-me "assassina de plantas"! E é muito triste não ter uma que se aguente dentro de casa. Há coisa de dois anos ofereceu-me um pequeno pinheiro e esse ainda dura porque está na varanda e apanha a água da chuva; acho que se não fosse isso também já tinha morrido. Agora comprei umas tulipas e aparentemente são as flores ideais para mim: precisam de sol, mas não de água; como são tipo cebolas, não é preciso fazer nada. Vamos ver como corre..
    Boa sorte com a plantinha. Até tem bom ar!!

    ResponderEliminar
  8. Anne, creio que estejas a colocar água de mais. Tal como alguém acima mencionou, essa planta não precisa de água com tanta frequência. Basta irmo-nos guiando pela terra... água a mais acaba por apodrecer a raíz. É normal ainda algumas folhas ficarem amareladas e acabarem mesmo por cair, mas desde que se veja que a planta está com novas ramagens, não é motivo para preocupação.
    Além disso, esta planta gosta de luz, mas não sol direto (tal como as orquídeas) por isso coloca-a num local bastante iluminado naturalmente, mas sem apanhar sol/calor direto.
    O vaso penso que ainda esteja num demasiado pequeno. Se conseguires trocar, seria o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao vaso se calhar a Anne ainda não trocou porque geralmente vasos grandes e com preços em conta só aqueles de plástico meio deselegantes, se tiver sido essa a razão, eu sugiro um vaso de plástico simples e colocar esse vaso dentro de outro de cerâmica mais elegante. Eu adoro vasos de cerâmica mas têm o problema da falta de buracos para drenar a terra, só os uso para flores com raízes pequenas (como as petúnias que, já agora, são flores facílimas de cuidar e super resistentes, quase não precisam de atenção e até acontece morrerem e "ressuscitarem" sozinhas depois de levarem uma poda rápida), mas infelizmente vasos de cerâmica grandes costumam ser demasiado caros!

      Eliminar
  9. Está na altura de mudar a terra das plantas. Mas convém fazer isso num dia de mais calor. Não te podes esquecer de que as plantas também precisam de ar e não podem estar fechadas num local onde só apanham sol e nada de ar fresco :)

    ResponderEliminar
  10. Anne,
    Muito Boa tarde

    As minhas desculpas por intervir neste "post" para comentar a questão das plantas mas, venho pedir-lhe o favor se me pode indicar onde conseguir um tapete igual ao que tem no chão da sua cozinha que, ando "há anos" a tentar arranjar um igual!

    Fico grata pela sua atenção.
    Obgd
    Helena V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, não há problema, estamos cá para nos ajudarmos, não é? :)

      Olha, também eu andava há uma vida procurando por um tapete preto e branco às riscas para a cozinha (a minha cozinha é toda b&w) e quando vi este modelo, vendido a metro, nem hesitei: comprei logo 3 metros e forrei o chão da cozinha quase de ponta a ponta.

      São óptimos, emborrachados e super fáceis de lavar (lavo-os com spray antibacteriano e uma esponja, ficam a brilhar) mas sei que também dá para pôr na máquina de lavar. Comprei-o no HiperChina de Alfragide (mesmo ao lado da Peugeot) e custam 4,50€ o metro (são mesmo muito bons, já a minha mãe tinha comprado um à medida para a cozinha dela e eu já sabia ao que ia).

      Acho que a Leroy e o AKI também vendem destes tapetes mas são bem mais caros e nenhum tão giro como os do chinês :P

      Eliminar
    2. Bom dia
      e
      Muito Obrigada
      HV

      Eliminar
  11. Olá Anne,

    Desculpa estar a incomodar-te mas preciso do contacto da ourivesaria onde compraste as alianças de casamento! Uma amiga vai casar em Agosto e tá doidinha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ai como te entendo... Eu consigo matar até plantas de plástico!

    ResponderEliminar
  13. Não sei se tem recuperação, mas eu também deixo morrer as plantas todas...nem a salsa consigo que sobreviva até a usar na sopa...ai ai...

    ResponderEliminar
  14. Olá Anne, o truque de qualquer planta é rega-la quando a terra está seca, mas também atenção que o adubo que se coloca não é/nem pode ser um qualquer tem de ser de acordo com as necessidades da planta.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig