23 abril 2015

Mulheres do Norte, partilhem o vosso segredo...

... para não enlouquecerem perante a imensa oferta de jóias que há ali pelas bandas do Porto, sim? E é cada peça mais linda que a outra, cheias de detalhes, com filigranas e mais n coisas que até deixam uma pessoa a babar para cima das montras. Eu parei em todas, mesmo todas as ourivesarias com as quais me cruzei nos passeios pela cidade. O marido até já deitava as mãos à cabeça porque havia sempre uma ou outra peça que me roubava o fôlego e eu lá soltava a mítica frase: "ohh, em Lisboa não há nada disto!" e ele revirava os olhos. Homens... nunca vão perceber o fascínio que certas coisas exercem sobre nós :)

 Apaixonei-me por esses brincos assim que os vi, na montra à caminho do Mercado do Bolhão. São do jeitinho que eu gosto: compridos, finos e com design diferente. O pormenor da filigranas foi ouro sobre azul: adoro filigranas!

E a cereja no topo do bolo foi esse anel, que captou logo a minha atenção por ter uma pérola solitária (sou louca por pérolas) e ser uma jóia simples e clássica. Há tempos que queria um anel desse estilo mas todos os que vi tinham muitas aplicações à volta da pérola (zircónias e brilhantes) pelo que esse encheu-me mesmo as medidas. Na altura estávamos com pressa porque o nosso cruzeiro pelo Douro sairia dali a 10 minutos mas o meu amor fez-me a surpresa e voltou lá para o buscar para mim. Tão querido... (espero que isto não seja efeito 'recém-casado' e que ele se mantenha sempre assim ahaha)

Ufa, agora que penso nisso foi uma sorte só ter saído de lá com estas coisinhas... Por pouco não trouxe um pingente com o clássico 'coração de Viana' (era lindo, lindo) mas só havia em ouro ou prata dourada e eu detesto jóias douradas, só se safou a aliança de casamento, todo o resto é em ouro branco ou prata. Acho o dourado muito 'cigano style' para mim e não gosto mesmo nada de ver. Foi o que me safou :)

SHARE:

19 comentários

  1. Apesar da filigrana ser automaticamente associada à Póvoa do Lanhoso (lembro-me sempre duma rotunda com a homenagem ao ourives!), tenho de "puxar a brasa à minha sardinha" :p tens de visitar Viana do Castelo ;) em qualquer ourivesaria encontras peças em filigrana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive em Viana do Castelo (é a terra da minha mãe) e fiquei apaixonada. Ela nasceu em Ponte de Lima, uma vila pequenina e cheia de encanto. Adorei conhecer a cidade mas fui no inverno e estava um frio de morte :P

      Curiosamente, na altura não ligava nada à joias e só me lembro de ter comprado souvenirs e coisinhas típicas,

      Eliminar
  2. Em Viana do Castelo ainda te perdes mais então! Bastantes ourivesarias tooodas com filigrana :)
    E o coração de viana em prata é mesmo lindo, tanto colar como os brincos mais pequeninos .
    A próxima escapadinha tem de ser mais a norte e tenho a certeza que vais adorar ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O coração de Viana é lindo mesmo, uma peça super delicada... Mas tinha que ser em prata, o dourado é 'too much' para mim. Adoro viajar 'cá dentro' principalmente se for para norte, é quase como se estivéssemos noutro país, tudo tão diferente de Lisboa... Já no Algarve, é só estrangeirada (pelo menos no verão) e assim já não tem tanta piada =/

      Eliminar
    2. Anne, por essa razão, por muita gente procurar filigrana em prata, as ourivesarias começaram a optar por ter também a opção em prata...regra geral, o pessoal mais jovem não gosta das peças douradas e para além disso as peças são mais baratas :p

      Eliminar
  3. Respostas
    1. E eu lá sou pessoa de viajar e voltar de mãos a abanar? Naaaa! :P

      Eliminar
    2. Então e o anel da Pandora???já não usa?são muito parecidos....se quiser doá-lo,eu estou primeiro!!!

      Eliminar
  4. Farto-me de ri com os seus comentários!!! Tão engraçada!! Que bom podermos realizar os nossos sonhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom, das melhores sensações de sempre! =)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Por norma costumo ignorar comentários como o seu (cujo único intuito é ofender, nem sequer critica com educação) mas no seu caso em particular, tenho um comentário a fazer, sim. É que já não é a primeira, nem a segunda vez que comenta aqui (infelizmente, cheira-me que também não será a última) e sempre, sempre... para ofender. Nunca concorda com nada do que eu escrevo, com nada do que publico, nunca está satisfeita com nada e todos os comentários (sem excepção) são críticas e ofensas. O que me leva a pensar que só pode ser masoquista porque se não gosta de nada, então... para quê visitar o blog?

      Eu bem pensava que o problema se calhar era meu mas por diversas vezes já li comentários seus noutros blogs e curiosamente... todos são ofensivos. Chego à triste conclusão de que o problema infelizmente está em si. O meu conselho é que procure algum sentido na sua vida, que encontre algo que lhe dê prazer, que descubra um novo hobby ou, sei lá, vá fazer voluntariado para ajudar quem precisa. Assim como assim, não se maça a ler blogs chatos como o meu e de borla, ainda faz alguém feliz. Boa?

      Eliminar
  6. ummmmmmm.. esse comentário do "Cigano Style"?????, bom se calhar a Madonna, Beyoncé, Jenifer Lopez, inclusive as reinas de europa andam-nos a enganar e soa uma cambada de ciganas a solta que gostam de usar bling bling... kkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que elas usam é lá com elas e não tenho nada a ver com o assunto. Não gosto de joias douradas, é uma opinião minha. Se as famosas e rainhas usam dourado até a ponta dos cabelos... que bom para elas mas a minha opinião mantém-se: em mim, não gosto de ver, acho demasiada informação quando me vejo ao espelho. Obviamente, muitas pessoas gostarão do dourado, isso é lá com elas. Eu continuo fiel aos meus gostos :)

      Eliminar
  7. posso alugar o marido por uma tarde? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não me dá muito jeito, mas se pagares bem, que mal tem? ahaha :P

      Eliminar
  8. Não sou do Norte, mas gosto muito da zona nortenha, das gentes, das comidas, adoro francesinhas, e noto que as coisas são mais baratas que no litoral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter havido aqui um engano...onde a Anne esteve (Porto) é litoral ;) bem como muitas zonas do norte do país ;)

      Eliminar
  9. Se fosse só a oferta de jóias... Então e montras cheias de bolos?? Que tentação!!

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig