29 abril 2015

O mistério das toalhas:

Ando aqui curiosa com um certo fenómeno que se está a passar nesta casa. Passo a explicar: pego em toalhas novas, felpudas e fofinhas, daquelas super macias e meto-as em uso na casa de banho. Dali a uns dias tiro-as para lavar e aqui é que se dá a mágica: quando vou tirá-las do estendal, estão rijas, duras e ásperas como tudo. É que nem parecem ser as mesmas toalhas!

Noutro dia saí do banho a escaldar, velinhas acesas e música suave para entrar no mood fim-de-semana... quando me enrolei na toalha parecia que estava a esfregar-me numa lima de unhas. Foi da maneira que voltei logo à realidade (adeus, modo zen) e ainda acabei por fazer uma esfoliação à força. Super desconfortável.

E se há coisa em que não poupamos é nos têxteis para a casa. Lembro de gastarmos uma pequena fortuna em toalhas porque queríamos as mais macias, as mais absorventes, as maiores, com bordados e mais outras mariquices de que me lembrei na altura. Tanta coisa para isso... toalhas duras e ásperas.

À esquerda, as toalhas novas ainda sem utilização. À direita, as mesmíssimas toalhas já com alguns dias de uso em cima - e várias lavagens. 

Falei com a empregada e perguntei-lhe o que se estava a passar com as toalhas. Disse-me que 'eram das toalhas', que ela lavou a roupa como sempre, que não passa as toalhas exactamente para não ficarem duras, enfim... Fui à net ver se descobria uma solução. Encontrei várias mas nenhuma resultou.

1) Pôr as toalhas a secarem à noite, sem estarem diretamente expostas ao sol, que o sol em excesso endurece as fibras. (lá vou eu à noite estender as toalhas, acordei cedíssimo no outro dia para as recolher e as cabras das toalhas lá estavam, duríssimas, à minha espera.)

2) Ah e tal, o truque das toalhas macias é pôr um bocado de vinagre de maçã junto ao amaciador, ficam suaves e fofinhas. (despejei vinagre na máquina de lavar a pensar que era desta que a coisa se dava mas não, o máximo que consegui foi ter toalhas com cheiro a vinagrete e novamente, ásperas).

3) Diziam que o erro era o amaciante, que não se deve pôr porque retira a capacidade de absorção das toalhas e isso torna-as duras como tudo. (lá fui eu lavar toalhas apenas com sabão em pó, nada de amaciante e o problema continuou - e ainda ficou pior, arrisco-me a dizer).

4) Ah mas é porque usas um sabão líquido, tens que usar um sabão em pó de marca boa. (gastei quase 15€ numa embalagem de sabão em pó toda xpto que me prometia roupas impecáveis - esqueceram-se foi das toalhas, malditas toalhas que continuaram rijas!)

De maneiras que é isto, senhores. Não sei o que faça e estou super arrependida de ter comprado toalhas caras já que, se é para serem ásperas e duras, mais valia ter ido comprar à Primark ou ao Continente. Será que, uma vez em uso, as toalhas nunca mais voltam a ser como antes? Até estou com pena de pôr em uso as outras, novinhas em folha, que dó, que dó. Alguém conhece uma dica infalível? Um truque qualquer? Uma mezinha que vos ensinaram? Uma macumbinha? Vá, qualquer coisa desde que as toalhas fiquem macias como antes... Muito agradecida!

SHARE:

23 comentários

  1. Olá Anne!
    Leio-a há algum tempo e pela primeira vez estou a comentar visto que posso ajudar. Aconteceu-me o mesmo quando fui fazer o Inov Contacto e as minhas toalhas ficaram boas novamente lavadas com bicarbonato de sódio e um pouquinho de vinagre, sem detergente (a propósito, tb uso esta mistela para limpar o fogão sem ter de esfregar). Lavando a 40C ficam novamente fofinhas. Encontrei um link no lifehacker que explica uma variante:
    http://lifehacker.com/5362234/use-vinegar-and-baking-soda-to-recharge-your-towels
    Espero que algo resulte!
    Cumprimentos
    JW

    ResponderEliminar
  2. Assim macias como gosta acho que só na máquina de secar... Mas isso é um custo energético muito elevado!!! Mas a sua empregada falha ao dizer que não as passa. Na minha opinião passa-las a ferro com muito vapor ajuda sim a amaciar!!

    ResponderEliminar
  3. Anne, cá em casa o que resulta muito bem é secar as toalhas na máquina de secar roupa. As minhas toalhas não são nada de xpto como as tuas e quando seco 'ao ar' também ficam duras, mas se as colocar na máquina ficam como novas 😊 Para lavar uso meia dose de detergente em pó mais meia dose de detergente liquido e uso sempre a mesma marca de amaciador (conforto concentrado)... Espero que a 'dica' ajude. Cláudia Soares

    ResponderEliminar
  4. Oi Anne!! Estou de acordo com o comentário acima, passar a ferro as toalhas ajuda a amacia-las ;) ça em casa é o que se faz é ficam sempre macias ;)

    ResponderEliminar
  5. Usando a máquina de secar ficam óptimas (agora não sei se é da máquina ou das toalhas mas que resulta, resulta!) (:

    ResponderEliminar
  6. Eu noto diferença quando seco as minhas na maquina secar ficam super fofinhas, quando estendidas ao sol ficam realmente a parecer lixa e estendidas à sombra e passadas a ferro ficam melhores, mas estranhamente prefiro as toalhas mais velhas e "ásperas" saio do banho e seca logo o corpo todo, tenho umas toalhas xpto oferecidas de caxemira que ensopa a agua toda a tolha torna-se humida o corpo fica molhado e eu com frio brrrrr.
    Su

    ResponderEliminar
  7. Não é das toalhas, mas sim da maneira como são "tratadas": devem ser lavadas todas juntas, nunca misturadas com outro tipo de roupa, a baixa temperatura (máximo 30º - infelizmente não ajuda nada que tenhas comprado toalhas de 30 cores diferentes porque a empregada deve ver se louca para conseguir juntar quantidade suficiente de cores semelhantes para fazer uma máquina só de toalhas), com um mínimo de amaciador, podem ser secas ao sol sem problema porque depois deverão ser engomadas (e engomar com vapor ajuda a devolver a "fofura" das tolhas, contando que não uses aqueles produtos estilo "engoma fácil" nelas)! E pronto, basicamente é isso! :)

    ResponderEliminar
  8. Máquina de secar!! Parecem saídas de uma nuvem, de tão fofas :)

    ResponderEliminar
  9. Lave normalmente, com detergente em pó ou líquido (tanto faz) e amaciador.
    Seque "ao ar", mas depois de secas, coloque-as 10 minutinhos na secadora esse procedimento vai torná-las bem macias novamente, e não vai ser sequer necessário engomar!
    Trust me! ;)

    ResponderEliminar
  10. Só mesmo com a máquina de secar :)
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Essa da máquina ainda não me tinha ocorrido.. dahhhhh.. vou experimentar.

    ResponderEliminar
  12. Ola Anne, como li nos comentários acima para ficarem fofinhas como nós gostamos só mesmo na máquina de secar e nada de produtos caros ou truques xpto... Mas como não gosto de pagar balurdios e demora muito tempo a secar, meto no estendar mas não deixo secar totalmente e depois é só 15/20 minutos na máquina de secar e ficaram perfeitas! :)
    Sílvia

    ResponderEliminar
  13. Só para confirmar as outras meninas, a máquina de secar é mesmo o melhor para secar as toalhas.
    Pode passar, mas não precisa.
    Antes de dobrar e guardar, dê-lhes umas valentes sacudidelas e volta tudo ao lugar.

    ResponderEliminar
  14. Máquina de secar! Sempre e para quase tudo!!
    Vera

    ResponderEliminar
  15. De facto, só na maquina de secar, verão ou inverno lavo com detergente liquido, que é mais suave e não estraga a maquina de lavar, não uso amaciador e deixei de comprar toalhas de cor tenho só brancas, faço uma maquina só de toalhas e uso uma temperatura não inferior a 60 graus porque as toalhas ficam com ácaros que vivem na nossa pele, e como qualquer médico vos pode dizer a bicheza só morre a partir dessa temperatura, para além das utilizarmos em sitio como rabos e afins passados estes passos vão secar na maquina de secar e de lá saem fofinhas e sem necessitarem de ferro que eu e a minha empregada temos mais o que fazer. Claro que na altura de as comprar opto por turco de alguma qualidade ( não sei bem tem haver com a densidade do turco costuma vir na etiqueta).
    Anne também já me aconteceu comprar toalhas caríssimas com óptimo aspecto fofas e macias que depois de lavadas não prestam para nada, sabe que mais as melhores toalhas que tenho comprei na feira por um preço bem barato, é só ter atenção à etiqueta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria do Rosário refere-se à gramagem, que indica a capacidade de absorção da toalha (tudo o que for superior a 450grm já está bem).

      Eliminar
  16. Infelizmente não tenho máquina de secar, e realmente as minhas também não saem nada fofinhas, nem felpudinhas. :(

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Eu tambem nao tenho mas sei que só ficam perfeitas na maquina de secar. É como a minha mae faz e ficam perfeitas, ela tem uma com um tambor maior para ventilar melhor a roupa e em que o mesmo nao estraga os tecidos. Veja porque acho que ja deve haver maquinas com uma classe razoavel.
    Bjinho. Raquel

    ResponderEliminar
  18. De facto, como toda a gente está a dizer, a máquina de secar é a solução! Beijinho
    http://cortesedecotes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Também me andava a acontecer o mesmo mas, confesso, até já tinha desistido de procurar uma alternativa. Mas ao que parece, Anne, a nossa solução está na máquina de secar. Obaaaa, amanhã já vou experimentar. :D
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  20. Bom devo ser a única aqui que até gosta de toalhas mais para o áspero, parece que secam melhor, no cabelo então é fantástico:)

    ResponderEliminar
  21. São da Catherine Lansfield? eu tenho e tb me aonteceu o mesmo....não tenho máquina de secar :/ mas a parte boa é que secam bem a água depois do banho, algumas são fofas e não secam nadinha! kiss

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. O problema das toalhas é a qualidade do fio, pelo facto de serem muito caras não lhe confere qualidade, quando tem muitos bordados e outras aplicações só servem para vender um artigo de fraca qualidade que de outra forma não seriam vendaveis, mais quanto mais pesadas forem mais asperas ficam e ainda se o fio é de fraca qualidade, no acabamento de tinturaria utilizam muito amaciador para parecerem felpudas, e ainda são ramuladas para ficarem com o tamanho correcto, depois ao lavar em casa voltam a encolher e ficam asperas.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig