25 maio 2015

Lavar o vestido de noiva antes do primeiro ano?

Definitivamente, sim!

Quero lá saber de tradições ou superstições (não acredito em nada disso) que nos dizem que 'dá azar' lavar o vestido de noiva antes do primeiro ano de casamento... Na verdade, depois do casamento, o nosso vestido fica irreconhecível! O meu ficou todo estropiado no fim do dia, parecia que eu tinha andado na guerra.

Num casamento, o vestido de noiva sofre e não é pouco. O meu marido, desastrado, passava a vida a pisar a cauda do meu vestido. O véu, que era comprido, passou o tempo todo a ser pisoteado pelas madrinhas, crianças que entretanto corriam para lá e para cá (e me iam levando o cabelo junto), enfim... Para adicionar brilho à festa, assim que acabou a cerimônia religiosa eu descalcei-me e fui curtir a festa. Aqueles sapatos estavam a dar cabo dos meus pés e num dia tão especial para nós, tudo o que eu queria era estar feliz, sem dores e a aproveitar cada segundo, por isso, mal descalcei-me (e perdi logo 7cm de altura), foi ver a barra do vestido a ficar cada vez mais suja mas que se lixe! Era o nosso dia e não estava minimamente preocupada com isso.

No dia a seguir fomos de lua-de-mel e o vestido foi guardado na parte de cima do roupeiro, dentro da capa protectora. Nunca mais me lembrei dele até que há dias fui pôr um fato do M. na lavandaria e estava lá uma senhora a pôr o vestido de noiva para lavar. Quando viu a sujidade do vestido, a senhora da lavandaria disse que quanto mais tempo passasse, pior seria para retirar as manchas e que em alguns casos, era mesmo necessário cortar (!) a barra do vestido. Eu ia tendo um ataque porque o meu vestido estava beem pior que o da senhora e nem pensei duas vezes... Fui logo para casa agarrar no vestido (e respectivo véu) e deixei ambos na lavandaria, com a promessa de que sairão de lá como novos. E aí sim, vou poder guardá-lo limpinho e impecável para, quem sabe, servir algum dia para a Vi (nem que seja só o véu). Não tenho coragem de vender, nem que seja para ficar guardado trinta anos a apanhar pó... adoro-o!

[e vocês, já lavaram o vestido? Acham que dá azar? Ou preferem guardá-lo com as 'marcas de guerra' para lembrarem do vosso dia?]

Entretanto hoje já o fui buscar e está como quando saiu da loja: branquinho, passado e engomado. É verdade que achei um abuso o valor que inicialmente me tinham pedido porque 'o vestido é todo trabalhado e cheio de incrustações', mas acabou por não ultrapassar os 100€ e pelo trabalho meticuloso que foi feito, estou mesmo satisfeita! Entretanto comprei uma embalagem com dois sacos à vácuo (um deles com 1,30m de comprimento) já a pensar em guardar o vestido e assim que o busquei na lavandaria, guardei-o logo no saco (mentira, ainda o vesti mais uma vez e andei a passear-me com ele pela casa ahaha) mas pronto, agora está guardadinho à vácuo à espera dos nossos cinco anos de casados (quando pretendemos renovar os votos e quem sabe, voltar a usar o vestido?).

P.S: Ainda em relação às superstições de casamento, alguém congelou uma fatia do bolo de noivos para comer um ano depois, como manda a tradição? Eu não. Mais uma falha minha... Depois vem daí divórcio e não sei o motivo :P

SHARE:

12 comentários

  1. hahhahaha se houver divórcio este post será uma evidência.
    Ao fim de 5 anos de casada vais estar grávida ou recem mama pela (ligeira) pressão familiar!

    ResponderEliminar
  2. Não dá nada azar, deixa essas bobagens pra lá!
    O meu vestido foi roubado no dia seguinte ao casamento. Sim, casei-me no Rio de Janeiro e antes mesmo que pudesse guardá-lo, alguém achou melhor arrombar o meu carro e levá-lo. Espero que tenha feito alguma noiva feliz...
    Isso foi há mais de 20 anos!
    Quanto à Vi usar o teu vestido, já viste um programa no TLC onde as filhas casam-se com o vestido (recriado e reciclado) da mãe?

    ResponderEliminar
  3. O meu foi lavado enquanto eu estive em lua de mel. A minha mãe fez o favor de o levar à lavandaria. Lá disseram-me que a melhor maneira de o arrumar é dentro de uma caixa de tecido embrulhado num lençol de algodão. É assim que tenho o meu e continua impecável passados 3 anos.

    O bolo tb congelei e posso dizer que passado um ano estava maravilhoso,. :)

    ResponderEliminar
  4. Oi.
    O meu acho que nunca foi lavado. nem limpo (porca!!!). Ou então a minha mãe, que é quem guarda religiosamente tudo o que é referente a esse dia, o fez sem eu saber.
    Quanto ao bolo, é que nem me lembrei (ou sabia) dessa. Casei com 19 anos e uma das coisas que mais me lembro é de andarmos na brincadeira com os nossos amigos.
    Ora, se casei com 19 e tenho 35, o homem ainda habita lá em casa, hum... :-)

    ResponderEliminar
  5. Se não se lavar o vestido, penso que o tecido não aguentará muitos anos e apodrece, ou não? Não conhecia essa superstição, mas não me faz muito sentido...

    ResponderEliminar
  6. Eu tb não ligo a nada de superstições e lavei o meu vestido logo depois de voltar da lua de mel :) queria lindo e branquinho como no dia do casamento! :) Quanto à fatia de bolo, só guardei porque onde fiz o copo de água guardaram e mandaram logo no dia seguinte :) A verdade é que um ano depois comemos e parecia que tinha sido feito no dia, continuava delicioso! :)

    ResponderEliminar
  7. À minha avó aconteceu algo muito estranho relacionado com o lavar do vestido. Ele desapareceu poucas horas depois de ela o ter estendido para secar. Lavou-o em casa, na altura não havia outra opção. Um vestido desaparecer do estendal, numa tarde de verão em que nem uma brisa corria num monte alentejano em que apenas morava ela com o meu avô é, no mínimo, estranho! Não receberam visitas, não avistaram ninguém nessa tarde e o vestido sumiu! Os meus avós não se separaram, nem aconteceu nada de mal com nenhum deles, mas ouvir um acontecimento destes até arrepia!

    ResponderEliminar
  8. Vestido lindo mas muito igual ao da Pipoca mais Doce. Originalidade, precisa-se!

    ResponderEliminar
  9. Casei em Maio de 2014 e após uma semana de casamento lavei o meu vestido (para fazermos a sessão do TTD). Até agora não deu azar nenhum, antes pelo contrario. Somos felizes e ADORO estar casada com ele. ;)

    Eu não consegui guardar o meu vestido no armário, assim que esta exposto no quarto das visitas para toda a gente ver! ;)

    Em relação ao Bolo de casamento, acreditas que sobrou apenas umas 4 fatias? Não deu para congelar como eu queria! :( Toda a gente adorou o bolo!

    Beijinhos *.*

    ResponderEliminar
  10. O meu vestido foi lavado pouco tempo depois ;).

    ResponderEliminar
  11. Eu queria muito saber onde compra uma embalagem a vácuo que caiba meu vestido. Com a cauda deve ter uns quase 2m. Acabei de buscá-lo na lavanderia, mas não sei como guardar. Não acho essas embalagens sugeridas tbm pela moça que lavou o meu.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig