07 julho 2015

Habemus férias:

Depois de várias opções na mesa, chegámos a um destino totalmente inesperado para mim e que, confesso, nem sequer figurava nos meus pensamentos. Mas eu nunca resisto a ideia de visitar várias cidadezinhas românticas e provençais numa road trip (adoro mesmo!) e se aliarmos tudo isso a um precinho supimpa por sete noites de férias... é claro que não digo que não.

Queremos fazer a Côte D' Azur de uma pontinha a outra, passando por Cannes, Nice, Mônaco, Saint-Tropez e ainda dar um saltinho em Gênova, na Itália (mais não seja para me lambuzar com os fantásticos gelados italianos - ainda hoje sonho com o que comi em Roma e não, não se compara a mais nenhum outro). Isto promeeete!

[e como este é um destino que nunca fui e nem tenho amigos próximos que tenham lá ido, se alguém tiver dicas e sugestões daquelas bem boas, sou menina para aceitar tudo!]

SHARE:

29 comentários

1. Que sonho! Tenho imensa vontade de conhecer a Riviera Francesa mas ainda não será este ano. Todo o glamour do Mónaco, os festivais de Cannes, visitar Provence e Menton (duas cidades fantásticas) e poder desfrutar das praias quentinhas do Mediterrâneo, ah tão bom!

Há uns tempos vi umas promoções de Lisboa-Nice pela Easyjet (50€ por vôo ou lá o que era) mas depois fui ver os hotéis e era tudo caríssimo. Não é um destino para todos os bolsos, mas que deve ser fantástico, lá isso deve. Desfruta e conta-nos tudo depois!

Respostas
    1. Há sempre opções baratas em termos de alojamento, quer seja aí, quer seja em qualquer outro lado! Procure no booking e ordene por preço crescente os resultados, ou faça o mesmo no Airbnb ou no hostelworld. Já viajei bastante e considero que não há "destinos caros", se a pessoa tiver flexibilidade, procurar bem e reservar com alguma antecedência, encontra sempre coisas em conta. Exemplo: fiquei em NYC (em manhattan) num apartamento em que paguei 35€ por noite e vou ficar em Tóquio num apartamento a 10min do Shibuya Crossing por 18€ por noite... duas das cidades consideradas "mais caras" do mundo. Em todo o lado há alternativas baratas :)

Eliminar
    2. Concordo com o anónimo das 13h50, com tempo, flexibilidade e muita (mesmo muita) procura, dá para fazer assim um "negócio da china" como eu costumo dizer.

Nós vamos ficar 1 semana em Nice, em vôo directo Lisboa-Nice e somando vôos de ida e volta + hotel vamos gastar metade do que nos pediam por um T1 na Praia da Rocha (só alojamento). Chega a ser ridículo mas pronto.

O M. andava há vários dias de olho nas promoções e quando surgiu a oportunidade, lá a agarramos. (não compramos por nenhuma agência, compramos os vôos no site da companhia e o hotel através do booking).

Eliminar
    3. Sou quem comentou acima e corroboro o que a Anne disse e ainda acrescento: costumo passar um fds ou outro no Verão nos arredores de Lisboa, em sítios com praia e, por exemplo, ando a ver um na Costa Alentejana, perto de Sines e o alojamento mais barato que encontro são 60€/noite para 2 pessoas, num apart-hotel de qualidade média (sem refeições). Por isso, espantem-se, NYC e Tóquio podem ser mais baratas que... o Alentejo lol.

4. Pois é, há uma enorme discrepância de preços... eu até gostava de passear mais por Portugal, adorava ir ao Gerês por exemplo (foi um dos locais que tentei reservar para as férias mas pediam 120€ por dia no hotel, quer dizer...). O ano passado gastamos mais de 1000€ em uma semana no Vila Galé no Algarve em Agosto (teve mesmo que ser, por imprevistos de ultima hora) e este ano vamos estar o mesmo número de dias na Riviera Francesa por 450€ já com avião ida e volta e o hotel 3***. É coisa para se pensar. (cheira-me que tão cedo não volto a meter os pés no Algarve durante o verão...)

5. Eu só passei férias no Verão no Algarve uma vez e foi com os meus pais em pequena... fujo daquilo a 7 pés. Confusão, filas para tudo, imensa gente, preços altos, tudo igual todos os anos... errr, não, está longe de ser a minha definição de boas férias. Nesta viagem que vou fazer ao Japão (18 dias) estimo que vamos gastar 1.500€ por pessoa (incluindo tudo, voos, alojamento, passe do comboio, refeições, etc), que é o que muito boa gente gasta em 2/3 semanas no Algarve todos os anos.

Eliminar
    6. Eu também só passei alguns verões no Algarve quando era criança, e depois disso nunca mais lá fui. Por metade do dinheiro conheço sempre um país novo. E quanto ao querer passar mais tempo por Portugal, também vou tentando, e faço sempre uns dias de férias por cá, mas nunca no Algarve. Aliás, Portugal tem muito, mas muito mais para oferecer que o sul. A título de exemplo, e no contexto de praia, temos a ilha do Porto santo.

2. Já estive em Génova, quando visitei as 5 Terre... essas merecem uma viagem à parte (se bem que 2 dias bastam para as ver a todas). Se vão à Côte D' Azur, aconselho Marselha e os calanques... estive lá um fim-de-semana e gostei.

Respostas
    1. Também pensamos em ir às Cinqueterre, vimos cada foto de babar... mas a ideia da road trip cativou-nos mais. Ficamos com as Cinqueterre debaixo do olho! A nossa ideia é passear por Marselha também :)

Eliminar
    2. Eu quando fui às 5 Terre voei de/para Milão e depois fiz de comboio Milão-5 Terre-Génova+Milão, em 4 dias. Não visitei nada de Milão porque já tinha lá estado 2 vezes, por isso os 4 dias bastaram para esse itinerário. É algo que podem fazer num fds prolongado e se até vão ver Génova desta vez, podem dispensar um dia a menos nessa viagem.

Se pensarem ir aos calanques em Marselha vejam antes quais estão abertos. No Verão eles fecham vários por "perigo de incêndio"... basta estar calor ou vento e são logo encerrados, ainda que não haja incêndio nenhum. Quando fomos apenas apanhámos o Calanque de Sugiton aberto e, apesar da água ser super fria e não ter conseguido entrar mais que pelos joelhos, valeu a pena pelas vistas. Mas em Marselha a praia também é porreira e dá para ir de barco à le du Frioul, que também é uma viagem bonita (e tem praia). A Cathedral Notre Dame de la Garde é das mais bonitas que já vi, porque é toda decorada com a temática do mar e tem uns barcos pendurados do tecto. O prato típico é o bouillabasse, que tem peixe e marisco e custa no mínimo 50€ para 2 pessoas, mas ficas cheia o dia inteiro.

3. Infelizmente não conheço, mas dá uma olhadinha no blog da Adriana Miller, é o melhor blog de viagens que eu conheço

Beijinhos,

Renata

Respostas
    1. Adoro o blog da Adriana Miller! Já tirei várias dicas fantásticas para muitos sítios e corro sempre lá quando tenho alguma dúvida de viagem, ela é top!

Obrigada :*

Eliminar
  4. querida Anne por logica não deixara de visitar Saint Tropez pois bem se vai la não deixe de experimentar a famosa tarte Tropezienne... aquilo e de comer e chorar por mais... cada vez que me lembro dela ate as lagrimas me vem aos olhos.. aquilo e coisa dos anjos... Boa Viagem...

Respostas
    1. Aiiii meu Deus, já vi que essa viagem vai ser mais uma 'viagem de engorda' do que propriamente romântica... LOL

Eliminar
  5. Já estive em Génova e a cidade, que é bem bonita, vê-se bem num dia! Infelizmente, como foi numa paragem de cruzeiro e tivemos receio de não chegar a tempo da partida acabámos por não ir a Portofino, que é muito perto de comboio/carro e dizem ser lindíssimo.
    Estive também em Marselha e, tendo de escolher, gostei mais de Génova.
    Boas férias!

Respostas
    1. Eu sou suspeita porque amo Itália e identifico-me imenso com os italianos: amo boa comida, vivo pra minha família e só sei falar com as mãos ahaha (e falo alto, sempre). Devo ter um qualquer antepassado italiano, só pode :P

Em Marselha não sei se vamos ter tempo de ir, logo se vê :)

Eliminar
  6. A não perder Port Grimaud.. é a Veneza da côte d'azur (procure imagens no google e garanto-lhe que vai ficar deslumbrada,apesar de ser uma vila pequenina) pode fazer a travessia de barco para Saint-tropez (aconselho, tem várias "Navettes" a sair de port-grimaud para saint trop e vice versa ao longo de todo o dia)
    A tarte tropezienne de fato é de comer e chorar por mais, eu tenho a sorte de ter os meus pais a trabalhar nessa zona e sempre que eles vem cá, lá vem uma tartezita :)...
    prepare-se para os preços exorbitantes em saint tropez, uma coca-cola pode passar dos 5€.
    Se vão fazer uma road trip, aconselho a fazerem Nice-Saint tropez pela costa, nada de auto-estradas, a paisagem é simplesmente magnifica.
    Boa Viagem ;)

Respostas
    1. Uau, vi imagens e fiquei de queixo caído: é liiindo! Quero muito lá ir, mas também não quero passar todo o tempo enfiada no carro, uma coisa assim equilibrada entre carro e praia, que afinal de contas, estamos no verão ;)

Quanto aos preços das comidas e restaurantes, já ouvi dizer que é tudo caríssimo mas vamos nos esforçar por poupa e se cometermos uma ou outra extravagância... também não vem mal ao mundo, um dia não são dias ehehe.

Eliminar
  7. Nunca estive em praia mais azul e quente do que em Nice. Uma sopa. O único senão é que no lugar de areia há pedras. Aquilo é só calhau!!! São lindas e redondinhas, verdade seja dita, mas é impossível deitar sem um daqueles tapetes de ginásio por baixo da toalha, é o que a população local faz. Dica da boa: arranje uma sandália de plástico para ir a banhos, é sério, não vais aguentar andar sobre as benditas pedrinhas.
    Quanto ao "santinho" em Génova, prepare-se para uma viagem de 500 curvas e 500 túneis... E uma vista deslumbrante! Se puder comece a viagem cedo pois antes de Génova sempre tem "engarrafamento" de horas.
    Boa viagem!!!

Respostas
    1. Aii Mila, que boa notícia que me dás! O marido vai amar, ele é fã de águas quentíssimas (eu não muito, gosto do padrão 'Leblon' ehehe). Vou já arranjar sapatos de praia (crocs são funcionais mas tãão feinhas) para não magoar as pés. Já me sinto a própria Grace Kelly com um mega óculos de sol na cara, lenço no cabelo e a conduzir um descapotável por todos aqueles túneis... (só espero não ter um fim semelhante ao dela).

Obrigada pelas dicas :** beijinhos

Eliminar
  8. Aconselho a arranjar alojamento com antecedencia, e dificil arranjar para so uma ou duas noites. Fiz essa viagem no ano passado. De marselha ate cinqueterre na Italia em 9 dias. Foi excelente. Ville franche sur mere, antibes, san raphael em em França lindo demais. Fizemos a parte da frança de carro. Fomos ao monaco e voltamos pa tras para deixar o carro em nice. Dai apanhamos o comboio para genova onde ficamos uma noite e que é una cidade sem interesse para de manha apanhar o comboio para cinqueterre (onde so se entra de comboio ) que e um paraiso na terra. De cinqueterra apanhamos comboio para Pisa, passamos la a tarde e chega bem e voltamos para casa.

ResponderEliminar
  9. Então e a Grécia? Lugar paradisíaco. Acredito que não te vás arrepender. Vá! Vao lá e tura muitas fotos para ficarmos aqui a babar ;)

Beijinhos
    Sofia

10. Óptima escolha!
    Fiz essa viagem maravilhosa há uns anos e hei-de voltar!
    Já sabes em que cidades vais ficar?
    Beijo

ResponderEliminar
  11. Adorei a escolha! Espero fazer esse circuito no próximo ano! Este ano, entre outras cidades, vamos a Paris, onde vou seguir as tuas sugestões de roteiro, que são ótimas! Nunca comentei o blog, mas aproveito para te dar os parabéns e para te agradecer toda a dedicação para com os leitores! Sou leitora assídua, e adoro os posts sobre viagens, que é a minha paixão! Muitas felicidades e boas férias!

Beijinhos,
    Bruna

ResponderEliminar
  12. http://www.agarotadeipanema.com/2013/08/hotel-vila-gale-atlantico-albufeira.html

Deves andar um bocadinho sem memória, ou já não te lembras de quando deste uma pequena fortuna (tu não, o totó apanhadinho que anda contigo) por uma semana num hotel de luxo? Ah, pois, agora és toda economica e amante de viagens road trip e o catano mas o teu passado não engana: és uma bimba mimalha.

Respostas
    1. Que dor de cotovelo.. Credo! Isso é contagioso?

Eliminar
    2. Anónimo,prepare-se que a garota de ipanema e suas advogadas de defesa vão lhe cair em cima!!!!é o que acontece quando não se fala em mais nadinha a não ser....euros.O que já se tornou normal por aqui.

3. Tem razão, caro anónimo, estou sem memória. Deve ser do sol em excesso na cabecita, é o que dá ter tantos dias de férias... uma pessoa perde logo a noção da realidade. Mas não te preocupes, que em Agosto estarei devidamente alapada num qualquer resort deste Portugal, para contrastar um bocado com as férias 'à pobrezinha' na Côte D'Azur, sim? (pior que isso, só mesmo se fosse para a Comporta lol).

@Anónimo das 23:52: Por acaso não. As minhas advogadas estão todas de férias, só regressam em Setembro (é pena que os anónimos maçadores não tirem férias... isso é que era de valor). Quanto a falar em euros, eu também posso falar em reais. Ou em libras. Ou até em Dirhams, depende é do meu humor no momento :)

Eliminar
  13. Caro anónimo, a "Garota de Ipanema" está tão memória que até fala nessas mesmas férias e no que pagou num dos comentários acima, horas antes do seu comentário estúpido e ridiculo!!!!!

ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.