08 março 2016

Estou pior que estragada!

Então não é que ontem fiz uma descoberta pra lá de maravilhosa? Algo que me fez dar pulinhos de felicidade... Estão curiosas, não estão? Pois que ontem, pelas 12h30, saí a voar do trabalho para fazer um depósito no BPI e ao chegar à porta do banco, surpriiiiise! A querida agência bancária estava fechada. Cerradinha da silva. Incrédula, ainda olhei para o relógio naquela de 'será que já são 3h da tarde e nem me apercebi?" mas não, eram exactamente 12h36 e o banco fechado. Num momento de loucura, pensei com os meus botões: mas queres ver que hoje é algum feriado e eu não sei? Mas... espera, se fosse feriado eu também não estaria a trabalhar, logo... algo se passa".

Pois que sim, depois de dar com a cara na porta lá reparei num papel afixado com o horário que diz que, desde Janeiro desde ano a dita agência bancária passou a fechar para almoço das 12h às 13h. Sim, que o banco por norma já tem um alargadíssimo horário de atendimento ao público (nem fecha às 15h nem nada...) e ainda acham produtivo fecharem das 12h às 13h para então reabrirem e trabalharem no exaustivo turno que vai das 13h às 15h. Vejam lá se não querem também meter uma pausa para o lanche da tarde, ali entre a horinha do almoço e o cafézinho das 15h30. Ora, poupem-me! Eu gostava de saber quem foi o gênio que teve a ideia de pôr uma agência bancária a fechar à hora do almoço, que é basicamente o horário em que as pessoas que trabalham têm disponível para fazer os seus depósitos e afins. E eu sou pessoa que tem mesmo raiva de bancos, faço tudo na internet ou no telemóvel, só vou parar em agências bancárias quando não tenho mesmo opção (que foi o caso) e mesmo assim tive que ir para outro bairro fazer o raio do depósito porque na zona onde eu estava já não havia mais nenhum BPI...

Estou tão farta desta crise no atendimento ao público, ele é cortes em tudo e mais alguma coisa e nós, consumidores, pagamos sempre o pato. Ou porque esperamos o dobro do tempo na fila porque só têm uma caixa a funcionar, ou porque somos obrigados a conduzir vários km's à procura de outra agência bancária, ou simplesmente porque nos moem o juízo. Não estou para isso, estou farta!
SHARE:

18 comentários

  1. No caso dos bancos é diferente, precisamente porque fecham cedo e porque as pessoas têm mesmo que usar a hora de almoço para tratar dessas coisas, mas no geral, sou a favor destes cortes no atendimento ao público. Coisas como bancos, finanças, correios e segurança social, por serem serviços públicos que os trabalhadores têm mais dificuldade em usufruir por causa dos horários de trabalho, acho bem que não fechem cedo ou a horas de almoço. De outra maneiras, as pessoas não têm como tratar desses problemas sem faltarem ao trabalho. Agora lojas e demais serviços privados, acho muito bem que fechem, que tenham feriados e férias e essas coisas todas, sinceramente. As pessoas abusam completamente dos trabalhadores desse tipo de estabelecimentos, esquecem-se que os funcionários da restauração e lojas também têm direito ao descanso, a horários decentes, a terem tempo com a família, férias, folgas e feriados. Bem sei como é. O povo português tem a mania de deixar tudo para a última, se o estabelecimento fecha às 22h, então só lá vão às 21h50 e os funcionários que os atendam (e de bom humor!). Há que ter noção que todos temos os nossos horários...

    Mas sim, claro, é muito chato estar a contar com um serviço e chega-se lá dá-se com o nariz na porta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou a favor de horários mais reduzidos (especialmente em shoppings como o Colombo, em que as lojas fecham à meia-noite), acho um abuso, quem é que realmente necessita de estar na rua a fazer compras à meia noite? Enfim... E já nem estou a falar nas empregadas das lojas deste dito centro, que apesar de fechar às 00h para o público, os funcionários saem sempre perto da 1h da manhã (experiência própria). Agora no caso de um banco, por favor... Achei mesmo ridículo por que eles já possuem um reduzido horário (e sim, bem sei que os bancários não saem às 15h - mas estou a referir-me ao horário de atendimento ao público, esse sim muito reduzido).

      Enfim, é evitar fazer qualquer pagamento no BPI por que trabalho das 9h-21h e infelizmente só me sobra tempo para tratar dos bancos à hora do almoço, precisamente o horário em que o banco fecha...

      Obrigada pelo comentário :)

      Eliminar
    2. Sabes quem precisa de fazer compras principalmente as de supermercado até à meia noite? Quem entra às 9h da manhã e sai sistematicamente entre as 22h e as 23h, e com horários não muito melhores aos fds. Aliás se fôssemos um país evoluído como o reino unido tínhamos supermercados abertos 24 horas, 7 dias por semana. No mundo perfeito as empresas cumprem os horários estabelecidos no contrato de trabalho, mas infelizmente não é isso que sucede.

      Eliminar
  2. Os bancos fecham ao público às 15 horas mas abrem às 8 horas, e após o horário de fecho os funcionários ficam lá até bem depois da hora em que deveriam sair...e isso porque são cada vez menos e cada vez têm mais funções (vendas de mil e um produto, por exemplo). O que acontece com o BPI é que primeiro muda o horário e as agências encerram para almoço, o próximo passo é fechar agências (o que já aconteceu o ano passado). Fica o link: http://www.tvi24.iol.pt/economia/encerramento-balcoes/bpi-fechou-52-balcoes-e-despediu-63-pessoas-em-2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, havia um BPI na minha rua e fechou!

      Eliminar
    2. Claro que sei disso (também tenho amigos bancários, embora noutros bancos que não o BPI) e sei que trabalham até mais tarde. Na verdade, estava a referir-me ao horário em que fecham para atendimento ao público, 15h já é um horário reduzido (ok, abrem as 8h mas se fecham às 15h trabalham apenas 7h por dia e se contarmos a hora de almoço em que fecham, então trabalham "apenas" 6h por dia). Na minha opinião, é um horário muito restrito para quem trabalha e só dispõe de pouco tempo disponível para tratar das suas coisas... A mim fez confusão (e continua a fazer) por que obrigou-me a ir buscar o carro e ir parar em Algés porque na zona onde eu estava já não havia BPI algum... É chato, claro que é.

      Agora com o teu link as coisas ficaram mais esclarecidas. É 'só' mais um banco a dar o berro. Que tristeza.

      Eliminar
  3. Os correios é mesma salganhada, apesar de fecharem mais tarde, é filas intermináveis, porque só há sempre uma ou duas pessoas (no máximo) a atender. Enfim! http://clienteperfeito.blogs.sapo.pt/ visitem e divirtam-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, nem me fales dos correios, perco sempre uma vida quando lá vou, é uma secaaaa! 20 senhas à minha frente e duas caixas (servidas por funcionárias velhotas que pedem licença a um pé para mexerem o outro), até me dá calafrios. Evito a todo o custo e sempre cravo esse favorzinho ao estafeta da empresa onde trabalho :P

      (conheci o teu blog há pouco tempo e já estou fã! Continua :)

      Eliminar
    2. ahaha, tens mais sorte que nós :))

      Muito obrigadaaa !!!

      Eliminar
  4. Na minha cidade só conheço um banco que fecha ao almoço, contudo, de tarde fica aberto até ás 17h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, assim era bom, sempre compensavam as horas em que fecharam. Mas nesse caso, népia. Fecham na mesma às 15h.

      Eliminar
  5. ahah vi esta imagem e lembrei me de ti
    http://ano-zero.com/wp-content/uploads/2014/04/bancos.jpg :)

    ResponderEliminar
  6. Vai para o Brasil que lá os bancos estão sempre abertos, e a tua disposição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas de certeza que no Brasil não teria os teus comentários idiotas a animar o meu dia e não seria a mesma coisa :P

      (e arranjar um trabalhinho, hã? E um cestinho de roupa para engomar? isso sim era de valor, ao menos não vinhas para aqui debitar merdas)

      Eliminar
  7. Realmente é muito chato, eu também tenho esse problema só tenho a hora de almoço para fazer certas coisas e na maioria das vezes tenho de ir noutros horários e depois compensar no trabalho as horas de ausência, mas aquilo que possivelmente aconteceu é que o banco ficou com menos pessoal e não é permitido (por uma questão de segurança) estar apenas uma pessoa no banco! Por isso a politica de fechar na hora de almoço... Suponho que seja essa a razão!

    ResponderEliminar

  8. Pois...quando queremos despachar a nossa vidinha esquecemos que as pessoas que trabalham no banco precisam de almoçar e após fecharem as portas às 15 h ainda tem muiiito trabalho pela frente! Ah...e há ainda aquelas pessoas que vão tratar de assuntos com um gestor e fazem fila...por vezes nao são assuntos rápidos e demoram devido aos procedimentos exigidos. Essa pessoa sai e entra outra e mais outra...ninguem se preocupa se aquele funcionário do banco já almoçou porque o msis importante é tratar do seu assunto. Isto para dizer que muitas vezes um bancário só almoça apos as 15 h para poder atender o cliente...oois este tem sempre razão!
    Ah...e não. ..não sou bancária nem nada que se pareça!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Se ao menos os cortes fossem eficientes!!! Mas na maioria dos casos a produtividade é tão baixa que até mete medo...enfim, estamos cada vez melhores.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig