27 julho 2016

Passeio pelos Palácios de Sintra

No fim-de-semana rumámos a Sintra para um típico dia de passeio cultural. Na verdade, já queria voltar aos palácios de Sintra desde o início do ano mas sempre acabava por desistir e ir passear para outro lado, até que este fim-de-semana cheio de sol e calor foi a desculpa perfeita para irmos passear por lá!

Escolhemos fazer o percurso mesmo à turista e apanhámos o comboio para Sintra, saímos na estação final e fomos a pé até o centro histórico da vila. Lá compramos o bilhete para o autocarro 434 da Scotturb (5€- válido para todo o dia em 'hop on e hop off') e parámos no 1º ponto turístico: o Castelo dos Mouros!

Eu ainda não conhecia esse local e não fazia ideia do calor abrasador que se fazia sentir por ali (é que não tem uma única sombra naquelas muralhas!) mas a vista compensou: é linda! Apanhámos turistas aos magotes (especialmente franceses e espanhóis) e filas para comprar os bilhetes (8€ cada) mas nada que nos tirasse a vontade!

Recomenda-se calçado confortável, chapéu, protector solar no rosto/ombros e muuuita água para irem bebendo porque o calor ali é abrasador! Também não ajudou muito começarmos a visita perto do meio-dia e meio hahaha mas nem por decreto que eu acordo cedo ao fim-de-semana (entre acordar, tomar o pequeno-almoço e me arranjar - já o sol estava a pino!). Há uma zona ao pé da esplanada do Castelo que tem um jardim lindíssimo cheio de hortenses (uma das minhas flores preferidas), eram de todas as cores: azuis, rosas, brancas... uma profusão delas e não resisti a tirar esta foto:

(o chapéu foi roubado descaradamente à minha mãe - penso que é da H&M -  e a t-shirt comprei em Ibiza, no verão passado. Supostamente os rasgões são à frente mas acho demasiado 'piriguete' e uso-a ao contrário)

A seguir apanhamos novamente o 434 (o bilhete é turístico e podes entrar e sair quantas vezes quiseres do autocarro, basta mostrares o bilhete) e seguimos em direcção ao Palácio da Pena, que para mim é o mais bonito de Sintra (a par com a Quinta da Regaleira). O autocarro nos deixa aos pés do Palácio e para chegar lá acima podemos ir a pé (hahahaha) ou apanhar um autocarro interno (3€ ida e volta) que te deixa mesmo na portinha de entrada. Eu até pensei em ir a pé e fazer exercício mas estava tanto calor (eram 13h30) que sinceramente, só se fosse louca. O bilhete custa 13€ (carote, eu sei, mas aquilo é tão lindo que vale a pena) e inclui o Palácio e os jardins (que não achei nada de especial, se fosse hoje acho que teria optado por ver apenas o Palácio).

O Palácio da Pena foi o primeiro palácio que visitei quando cheguei em Portugal (no saudoso ano de 2005) então fiquei toda nostálgica quando lá cheguei e lembrei de tanta coisa!

A cozinha do Palácio! Adoro ver estas coisas e pensar como seria viver naquele tempo, é mesmo uma viagem ao passado... Difícil não ficar encantada com tudo!

O Palácio da Pena é cheio de vida, todo colorido e rende belíssimas fotos! Para quem vai com crianças, achei que a oferta de refeições era bem fraquinha lá em cima (há um restaurante no piso 0 com comida a sério - e a preços muito acessíveis (8,50€ o prato) - mas achei a variedade fraquinha) por isso o ideal é mesmo levarem qualquer coisinha para petiscarem e deixarem para comer na vila história de Sintra, onde os bons restaurantes são mais que muitos.

Eu já não saio de casa sem a minha 'marmita fit' por isso não me fez confusão mas o marido foi comer no restaurante e não gostou nada ehehe. No final, abri uma excepção e comi um gelado de fruta (Solero de frutos vermelhos, absolutamente divinal) para encerrar o dia em grande! Adoro fins-de-semana com passeios destes e com companhias que nos fazem rir do início ao fim: melhor companheiro do mundo!

DICA: Para quem vive no concelho de Sintra, todos estes palácios e castelos são gratuitos ao domingo de manhã (até as 13h) pelo que basta apresentarem uma conta/fatura de água, gás ou luz com o vosso nome e a morada para receberem o bilhete gratuito. Fica a dica :)