14 novembro 2016

Sonhar a 4D

É rara a noite em que eu durmo e não sonho. Sonho quase todos os dias (às vezes com coisas que aconteceram durante aquele dia, às vezes com situações totalmente 'random', outras vezes com situações que já aconteceram...) e de há uns anos para cá tenho reparado que os sonhos são cada vez mais reais. Do género: no outro dia sonhei que levava um tiro numa perna e acordei a sentir dor naquele sítio (durou quase 1 hora, uma espécie de dor muscular). Estranhíssimo. Há uns tempos sonhei que tinha uma discussão épica com o meu pai e no sonho eu chorava baba e ranho. Quando acordei tinha estado a chorar, estava com a cara toda molhada de lágrimas.

Hoje foi um desses dias. Muitas vezes sonho com a minha avó mas são sempre sonhos em que ela já está muito doente, geralmente estamos em ambiente hospitalar e ela nunca fala nada ou interage comigo. Mas hoje tive um sonho diferente, hoje sonhei que a minha avó tinha desaparecido e andava à procura dela num corredor cheio de portas. Conforme passava pelo corredor ia abrindo as portas e chamando 'vó, vózinha...?' até que oiço a voz que vinha de uma das portas: "estou aqui!" e corro até lá para encontrar com ela. No sonho, ela estava normal (saudável, gordinha) e dei-lhe um abraço de urso, enquanto murmurava: "estás viva, avó!", beijei-a, foi fantástico! Fiquei tão emocionada que comecei a chorar abraçada à ela e nesse momento... sou despertada com um "amor, acorda... estás bem?", abro os olhos incrédula e dou de cara com ao meu marido assustado a olhar para mim.

"o que foi?" - exclamei, irritadíssima por ele ter quebrado um momento sublime para mim.
"eu não sei, tu estavas a respirar com dificuldade, parecias com asma, acordei com esse barulho estranho, achei que estavas as sufocar..."

Ou seja, estava a chorar no sonho e involuntariamente reproduzi os sons enquanto dormia. Como é possível? Ele se riu e disse que eu sonho 'a 4D'. Ninguém merece... Mais alguém tem sonhos assim reais e assustadores?

(lembro-me de há uns anos estar no sofá da sala a assistir 'A branca de Neve' com a Vi e adormecer quase no final do filme. Sonhei que era um dos anões e estava a trabalhar na mineração. Acordei com a Vi sacudindo o meu ombro para perguntar porque raios eu estava a levantar e a baixar o braço enquanto dormia.... Na verdade eu estava a reproduzir os movimentos do trabalho na mina. Serei muito louca? Coisas que me deixam a pensar...)
SHARE:

3 comentários

  1. Boa tarde Anne, Sei exactamente como te sentes, pois também era assim sonhava muito e praticamente todas as noites, sempre foi assim. Uma vez acordei como meu marido em cima de mim a sacudir os meus ombros a gritar a pensar que eu estava a ter ataque cardíaco de tanto barulho que eu fazia hihihi, no entanto numa noite eu acordei sem conseguir respirar, fui há uma consulta com minha médica de família que me encaminhou ao Pneumologista, fiz um exame e descobri que eu tenho Apnéia Obstrutiva do Sono, em 6 horas fazia quase 300 paragens de respiração minha saturação descia para níveis quase morta hehehe. Tudo isso para dizer que uma das perguntas que a pneumologista me fez na primeira consulta era se eu sonhava muito e acordava sobressaltada com os sonhos. Depois ela me explicou numa linguagem que não consigo transcrever aqui, mas que a falta de oxigénio no meu cérebro durante o sono é que me levava há ter tantos sonhos/pesadelos. A partir do momento que eu consegui controlar a minha apneia nunca mais sonhei com tanta intensidade e nem acordei sobressaltada. Não significa que esse seja teu caso, mas no meu era.
    Beijinhos, Renata

    ResponderEliminar
  2. Anne, vc tem sonhos lúcidos! Eu tb, e se vc trabalhar nisso até será capaz de saber que é um sonho e controlar suas ações

    ResponderEliminar
  3. Woooow, Anne. Eu sonho muito, mas nunca experienciei nada assim. Deve ser estranho, mas super realista ao mesmo tempo.
    Beijo querida.
    lefashionaire.com

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig