08 dezembro 2016

Mas o que é que se passa aqui?

Eu não sei se é algum fenômeno novo ou se a coisa já é antiga mas nas últimas semanas tenho sido bombardeada com mails na conta do blog, a maioria com propostas de parcerias (o restante é só pessoal a enviar press release em spam - e cujo destino é somente o lixo, que eu não perco tempo com mensagens enviadas em massa). Eu tenho este blog desde 2010 e como já repeti mil vezes, isto aqui é só um hobby, uma brincadeira. O blog não é o meu trabalho, não dependo dele, o único dinheiro que ganho é com a publicidade do google na barra lateral, não pretendo fazer disto vida, não almejo ser famosa nem ter 1 milhão de seguidores.

Sou totalmente contra publicidade em posts, acho uma verdadeira falta de respeito com quem lê. Já escrevi duzentas vezes sobre isso (aqui, aqui, e aqui). Quem conhece minimamente sabe que mais depressa excluo o blog do que aceito fazer um post publicitário. Não é mesmo a minha onda, não tenho paciência, nem jeito, nem vontade. Irrita-me sobremaneira que me entupam a caixa de mails com convites, ofertas e parcerias que eu não solicitei e principalmente, que eu não desejo.

A minha opinião mantém-se a mesma desde a altura em que escrevi este post, em 2012:

"(...) Este blog é livre, livre para eu escrever sobre o que eu quiser, livre para eu ficar três meses sem postar uma única linha se assim me apetecer... Esse espaço é meu e eu não vendo o meu estaminé por produto/marca/parceria nenhuma, por mais aliciante que seja. Quero lá saber de batons da "O Boticário", de Shampoos anti-caspa ou de cabazes de marcas. Esse não é o meu intuito, não criei o blog com essa finalidade e pretendo ser fiel à mim própria. (...) Gosto que saibam que este blog é autêntico e que fala sempre a verdade, mesmo que seja para falar que tal produto é uma merda e não vale a pena. Percebem a diferença? Por isso, empresas/blogs e afins... não percam tempo a enviarem mails deste tipo. Agradeço mas não estou minimamente interessada, sim? Grata pela compreensão."

(e depois que me cai a ficha, penso: "este blog é uma caganita no meio de tantos blogs realmente bons, quer dizer... o que passa pela cabeça de uma empresa para querer vir publicitar os seus produtos aqui no estaminé?". Para mim é um mistério. Não tenho página de facebook, o instagram do blog é privado (lá só aceito quem eu quero), não espalho aos quatro ventos que tenho um blog (pelo contrário, faço questão de o esconder), não acho que este espaço tenha qualquer relevância comercial e ainda assim... parecem abelhas à volta do mel. Se alguém conseguir elucidar o mistério, sou toda ouvidos.)
SHARE:

2 comentários

  1. Ola Anne,
    Concordo plenamente contigo, comecei o meu blog em 2011, nunca tive grandes pretensões com ele, tenho o meu trabalho e a minha vida não gira à volta do mesmo, comecei-o porque gostava imenso de alguns blog's e decidi fazer um blog à minha imagem, um blog que tivesse aquilo que gostava de ler e ver, no entanto e como tu dizes posso dar-me ao luxo de caso não consiga escrever nada nele, deixa-lo parado por muitos e bons dias... Claro que fico satisfeita em saber que tenho X ou Y visitas é bom sinal e motiva-me para continua-lo, no entanto sei que não o tenho de fazer por motivos comerciais. Era viciada em blog's, no entanto grande parte dos que seguia começaram a fazer publicidade indiscriminada. Ainda se tolera um ou outro post publicitário, mas ir a 5 ou mais blog´s no mesmo dia e ver a mesma publicidade é cansativo e desmotivante. Para isso ligo a tv e vejo publicidade!!! Já tirei muitos blog da "minha lista de blog's" e estou perto de fazer mais uma limpeza, porque já não há vontade de os ver... Compreendo que algumas pessoas fazem vida deles e são "obrigadas" a fazer post´s publicitários mas caramba podiam intercalar com outras coisas como opiniões e texto próprios, ou fotos que não sejam "chapa 3".
    Parabéns por teres uma opinião e não a mudares só porque sim. Gosto imenso do teu blog.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Anne,
    Apesar de achar que deve ser bastante te tentador ter parcerias no blog, o facto de saber que as tuas opiniões são mesmo verdadeiras é um dos grandes pontos positivos deste blog. Para além disso, não gosto de estar a ler um post todo fofinho e no fim aparecer a indicação de ser publicidade. Sinto mesmo que fui enganada (por mais verdadeiro que seja o que lá está escrito).
    Acho que muitos bons blogs acabaram por perder a identidade no meio de tanta publicidade (nada contra, cada um usa o que pode para ganhar uns trocos, mas eu não gosto).
    Beijinhos

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig