19 dezembro 2017

Ah, o maravilhoso mundo do atendimento ao cliente!

Tenho um lenço Hermès que precisa de ser lavado. Aqui a mula conseguiu a proeza de sujá-lo com chocolate (yeah, sou o desastre em pessoa). O lenço é 100% seda e na etiqueta diz "Dry clean only". Como não sei lavar a seco (nem iria arriscar com um lenço tão caro...) liguei para a 5àSec do meu bairro para saber em quanto tempo ficaria pronto e se tinham experiência com este tipo de artigos.
O diálogo com a funcionária foi qualquer coisa fora do comum:

- Boa tarde, tenho um lenço 100% seda que precisa de ser lavado a seco, gostava de saber se fazem esse serviço no próprio dia ou se leva muito tempo... E também se possuem experiência na lavagem deste tipo de artigos.
- Ó minha senhora (como eu odeio essa expressão!), está a ligar para uma 5àSec, é claro que temos experiência na lavagem de roupa! Leva dois dias para ficar pronto.
- Pois mas não estamos a falar de roupa comum, mas de um lenço em seda que só pode ser lavado a seco e que custou bastante dinheiro, por isso fiz a pergunta, para que não haja problema.
- É assim, ou confia ou não confia. (oi?!)
- Humm certo. Vocês se responsabilizam caso haja algum problema com a peça?
- Ó minha senhora (arrrgh!), claro que não. Toda lavagem é um risco, não sabemos nunca como a roupa vai reagir. (a sério?!)
- Ok, estou esclarecida, obrigada. Com licença.

Depois de ler imensas reclamações (aqui) sobre danos nas peças, rasgos e manchas... não me apetece nada arriscar com eles. É que claramente não se responsabilizam e lavam as mãos. O atendimento telefónico é de bradar aos céus, a senhora falava quase aos gritos comigo! Ficaram logo apresentados, quero é distância.

Entretanto, continuo com o lenço sujo e não sei o que hei de fazer. Já liguei à Hermès para saber se me indicavam algum sítio de confiança mas dizem que a política da empresa é não fornecer indicações quanto a isso. Estou tramada... Como diz o meu marido "se tivesses comprado um lenço na Zara já o podias meter na máquina de lavar!" e é bem verdade. Raios! Alguém já teve uma experiência positiva na lavagem de lenços em seda, que me possa indicar algum sítio em Lisboa que o faça? Agradecida!
SHARE:

9 comentários

  1. Se calhar vais ficar chocada, mas eu lavo-os todos (e não são da Zara :D ) na máquina no programa de lãs, a frio. Ficam impecáveis ;)

    ResponderEliminar
  2. A tinturaria Jaguar é o único sítio onde o meu marido manda limpar as gravatas Hermés (tenho quase a certeza que foi lá parar por indicação da marca, mas não posso jurar). Para mim é um bocado fora de mão, mas funcionam muitíssimo bem.

    https://tinturariajaguar.pt/site/

    ResponderEliminar
  3. Também nunca experimentei lavar nenhum lenço de seda (por isso é que tenho dois e raramente os uso. O que é uma estupidez, bem sei. Para não usar mais valia não o ter. Mas enfim. Esta sou eu). Mas por vezes dizer na etiqueta que só pode ser lavado a seco, não é exatamente assim (já tentei com outras roupas e ficaram impecáveis. Penso que as marcas devem ter uma parceria qualquer com a cinq à sec (risos). Será que se for lavado à mão com um bocadinho de amaciante e com "jeitinho" não resolveria a questão) Porque essa da Hermés é não dar indicações quanto a isso, é muito suspeito (o "quanto a isso"). Talvez porque se ficar com receio que ele se estrague ( e já não há muitos locais onde se lave efetivamente a seco) não o faça e compre outro. Por outro lado a limpeza feita a seco, é muito mais agressiva porque usa químicos na lavagem. Ou a roupa jamais sairia limpa.

    ResponderEliminar
  4. Fuja da 5Sec mandei lavar um edredon que comprei no Gato Preto, na etiqueta dizia para limpar a seco, sem eu pedir fizeram lavagem máxima, paguei o dobro do preço (culpa minha) que nao consultei tabela de preços, só consultei depois de me terem estragado o edredon e reclamei andaram dois meses a empatar ninguém resolveu nada tive que trazer o edredom estragado. Escrevi no Livro de Reclamaçoes mas acho que a 5Sec nao a vai mandar para a ASAE deram-me o original (só reparei em casa). Isto tudo na 5Sec de Palmela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça a reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico. Fiz uma reclamação on line da Vodafone no dia 15 e no dia 18 de manhã já me estavam a ligar para resolver o problema.

      Eliminar
  5. Não te consigo ajudar com lavadarias porque não sou de Lisboa.
    Mas não é verdade que eles não se responsabilizem! São, naturalmente, obrigados a reparar os danos causados.. Daí que existam seguros par as lavandarias. Só tens de ter atenção a uma coisa; a lei diz que as reclamações tem de ser apresentadas no acto de levantamento. Ou seja, nada de levantar a peça é ir para casa ver se ficou bom. Só é válida a reclamação imediat. A excepção a isto é no que toca a encolher ou a alargar . Aí a pessoa já pode reclamar à posteriori. Também já tive um problema com um casaco numa 5 a sec. era castanho de camurça e ficou todo as manchas brancas. Tentaram entregar numa embalagem opaca para eu não ver. Por sorte vi antes de levantar. A Contra gosto mas indemnizaram-me mediante apresentação da factura do casaco. Só te sugeria que não escolhesses uma lavandaria “de vão de escada”, porque por muito bons que possam ser podem não ter seguro e não ter condições para te indemnizar, já que imagino que o lenço seja bastante caro.

    ResponderEliminar
  6. No seu caso não sei, mas eu lavo os meus lenços de seda à mão em casa com água fria e um pouco de amaciador e até agora não aconteceu nada.

    ResponderEliminar
  7. Na máquina, no programa a frio (como sugeriu a Mac) ou à mão, com àgua fria ou tépida. Para tirar a nódoa de chocolate um detergente neutro, shampoo, enfim, por estranho e arriscado que possa soar um detergente para a louça é óptimo para tirar nódoas e não creio, de todo, que cause estrago- falo com conhecimento de causa. Espreita este link, é capaz de ser interessante pq fala especificamente da marca em questão http://www.maitaispicturebook.com/2017/04/how-to-clean-wash-and-care-for-your.html

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Eu lavo as minhas blusas de seda à mão, em água fria e detergente para roupa delicada. Não convém deixar muito tempo de molho e depois também não costumo torcer, deixo a escorrer.

    ResponderEliminar

© A GAROTA DE IPANEMA . All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig